1 de fev. de 2014

Maior churrasco de carne ovina do Brasil é assado na Feovelha

Cerca de uma tonelada de carne foi assada no Churrascão




A trigésima edição da Feovelha contou, neste ano, com a realização do maior churrasco de carne ovina do Brasil. Mesmo que realizado em um sábado de chuva e com temperaturas mais baixas do que o acostumado neste período, o público conferiu em bom número o assado que foi harmonizado com vinhos produzidos em Pinheiro Machado.
O mau tempo obrigou os assadores a trabalharem um pouco mais, e desde cedo, no Parque Charrua. “As valetas estavam cheias d’água, tivemos trabalho para fazer o fogo”, diz o assador Antônio Gomes. Ele coordenou uma equipe de pelo menos 20 assadores encarregados de preparar um churrasco com aproximadamente uma tonelada de carne. Dos cerca de 100 cordeiros assados, 20 foram inteiros.
Adão Berneiro, responsável pelo assado dos ovinos inteiros, conta que começou a preparar o fogo às 4h da madrugada. Os cordeiros ficaram em grelhas e foram preparados com sal grosso. “Ficam prontos em aproximadamente quatro horas”, explica. Eles foram os primeiros a irem para o fogo. O assador, que veio de Jaguarão para o evento, tem experiência nesse tipo de churrasco. Berneiro diz que quanto mais jovem é o animal, mais cuidado e mais demorado deve ser o assado.
Na outra ponta do grande churrasco, Gomes colocava os cortes ovinos, com e sem osso, também em grelhas – mas estas dispostas diretamente sobre o fogo. Os cordeiros em pedaços foram preparados com sal fino.
Aproximadamente dez metros cúbicos de lenha e 15 quilos de sal foram utilizados para este evento.
O primeiro grande assado de ovinos da Feovelha foi uma experiência que deu certo, segundo o presidente do Sindicato Rossano Lazzarotto. Na 29ª edição um churrasco em proporções bem menores foi realizado. “Ano passado foi a sementinha, ela germinou e hoje estamos aqui com um sonho realizado”, comemora Lazzarotto.


Nenhum comentário: