31 de jul. de 2014

Homenagem aos Produtores Rurais Destaques de 2014


Através do Decreto Legislativo 031/2013, de autoria do vereador Jaime Lucas (PMDB), ficou instituída a homenagem ao Produtor Rural Destaque do ano corrente, sendo esta sua 4ª edição. A escolha dos mesmos é realizada através de uma comissão, composta pelos Sindicatos, Emater, Prefeitura Municipal e Câmara de Vereadores, sendo este o meio mais transparente para tais escolhas.

Os Homenageados

Pequeno Produtor
Sr. Diomar Zimermann Silva: Natural da cidade de Giruá, Rio Grande do Sul, adquiriu sua propriedade de 15 há, pelo banco da terra há 12 anos, localizada no rodeio colorado na estrada atrás do Parque Charrua, onde iniciou sua criação de bovinos de leite. Nesta propriedade são criadas vacas Jersey para a produção de leite que é entregue a cooperativa Cosulati. Há também 3ha destinada a sementes da Feltrin, sendo divididos a plantação de couve, rabanete e cebola. Temos também 1ha de milho para alimentação do gado bovino. A propriedade também foi escolhida pelo projeto Brasil Próximo para plantar três variedades de oliveiras de origem italiana para destinação de azeite e azeitona. Possui também uma estufa onde são plantados hortaliças para uso próprio e para o comércio. A mão de obra é apenas familiar. 

Médio Produtor
Sr. Eduardo Patrício Veleda (Representado no ato pelo vereador e amigo Sr. Rogério Moura): Natural de Santa Maria RS, propriedade de nome Santa Mathilde com 86 ha, localizada na estrada principal de torrinhas na Serra do Veleda. Área de plantio de soja de 50 ha, onde trabalha sozinho, pegando um diarista somente no plantio, utilizo o meu maquinário contratando somente a colheitadeira. No resto da propriedade cria gado de inverna e ovelhas para consumo próprio. 

Grande Produtor
Sr. Rodrigo Dutra Peraça: Natural da cidade de Pinheiro Machado, Rio Grande do Sul, agro-pecuarista, desenvolvendo suas atividades na propriedade Rincão Bonito localizada no Curral de Pedras, a 10 km da sede do município. Nesta propriedade, no verão, nas áreas de lavoura é cultivada soja e no inverno, são plantados 70% da área com pastagens de aveia, esta destinasse a engorda de novilhos e o restante da área é cultivada com a cultura de trigo. As áreas de campo nativo são destinadas a criação de ovinos de cria produzindo, carne e lã e também destinada a recria de novilhos que no ano seguinte são colocados nas pastagens de inverno. Para o desenvolvimento de suas atividades, conta com o auxilio de três colaboradores e de seu pai, Carlos, que considera seu braço direito e com o total apoio da sua esposa e filhos. 

Durante a Sessão foram apresentados vídeos das propriedades vencedoras, mostrando como são e como funcionam as mesmas. Logo após foram entregues as placas aos homenageados da noite. Segundo Jaime Lucas (PMDB), proponente do Decreto, esta homenagem serve para coroar e incentivar ainda mais o trabalho realizado pelo homen do campo em nosso município. 

Assessoria de Imprensa Maicon Leon 
Foto: Wilson da Rosa Lucas


Nenhum comentário: