20 de ago. de 2014

Hospital de Pinheiro Machado garante mais de R$ 4 milhões em recursos

Agora a unidade também vai ofertar exames de pulmão e de coração

O hospital de Pinheiro Machado foi contemplado na terça-feira, 19, com a renovação do contrato com a secretaria estadual de Saúde para a prestação de serviços do Sistema Único de Saúde (SUS). 

Anualmente, a instituição vai receber mais de quatro milhões de reais oriundos do governo estadual e federal. Com esse recurso o hospital passa a disponibilizar 12 mil atendimentos de urgência e consultas médicas anuais, e cerca de cem exames de ecocardiograma e espirometria (teste que mede a capacidade de inspirar e expirar dos pulmões). 

Além disso, haverá incentivo do Estado para complemento de custeio, oportunizar à instituição ser porta de entrada para atendimentos de urgências e ambulatoriais à comunidade nas especialidades de oftalmologia e cardiologia. 

Segundo o vice-presidente da Associação de Assistência Social (AAS), que é mantenedora do hospital, Ronaldo Madruga, explica que a partir de setembro a instituição começa a receber mensalmente 365 mil reais, e já na segunda quinzena a expectativa é de que os exames passem a ser oferecidos à população. 

Mensalmente vão ser disponibilizadas 50 ecocardiogramas e 30 espirometrias, na qual o aparelho ainda não foi adquirido pela instituição, mas deve estar disponível nos próximos dias. Dos R$ 4,380 milhões assinados em contrato, quase dois milhões de reais vão ser disponibilizados pelo governo estadual e o restante é oriundo de recursos federais. 

Madruga ressalta que este é o segundo contrato assinado como Estado e que a Associação se empenha para executar com qualidade o que é pactuado. Na renovação de contrato assinada em Porto Alegre, representaram o hospital de Pinheiro Machado o presidente da AAS, Neltair Camacho, o vice-presidente, Ronaldo Madruga, e a tesoureira, Everaldina Santos. 

Além de Pinheiro Machado também foram contemplados os municípios de Caiçara e Montenegro, que somados totalizaram 52 milhões de reais em recursos para os atendimentos via SUS dos quatro municípios. 

AÇÃO SOCIAL PREMIADA - O Hospital está realizando no próximo dia 31 de agosto, a promoção Ação Social premiada, que pretende arrecadar recursos para o conserto e reforma do telhado da unidade hospitalar. A atividade acontece a partir das 15h no Clube Filhos da Lua. Vários prêmios serão ofertados aos participantes, como centrífugas, ventiladores, DVDs, perfumes, relógios, edredons, jogos de talheres, entre outros.

Nenhum comentário: