1 de ago. de 2014

Rossano Lazarotto palestra em Evento que debateu a enologia no Pampa

Com o objetivo de incentivar as vinícolas e vinhedos da região da Campanha, o Da Maya Arte, Cultura e Turismo, em parceria com a Associação Vinhos da Campanha e Associação de Vitivinicultores do Extremo Sul - Vitisul, promoveu, ontem, o 1º Encontro de Enologia no Pampa. 

O evento, que prossegue hoje, no restaurante Da Maya Porão, reuniu técnicos, professores e produtores para debatem temas que envolvem o setor e sua importância para o desenvolvimento regional. 

A primeira palestra do evento foi do enólogo e presidente do Sindicato Rural de Pinheiro Machado, Rossano Lazarotto. Rossano apresentou ao público a Associação de Viticultores do Extremo Sul (Vitisul). Lazarotto destacou que os associados são viticultores e empresas produtoras de vinhos dos municípios de Pinheiro Machado, Piratini e Pedras Altas e que buscam, na identificação geográfica da região em que as cidades estão localizadas, o nome de Altos do Pampa. 

“Isso porque estamos na parte mais alta do Bioma Pampa. Por isso, optamos por essa subdivisão para trabalharmos em nossos projetos, que hoje são cerca de oito, além de termos, também, como objetivos, estender ações de parceria para incentivar pesquisas para a qualificação dos produtos vinícolas e seus derivados”, mencionou o produtor. 

Para Lazarotto, o setor deve apresentar escala para poder brigar com outros mercados. “Nós ainda temos pouca área plantada. Em nossa região são cerca de 18 mil hectares. Portanto, precisamos promover uma organização e também divulgar a indicação geográfica Altos do Pampa dos vinhos produzidos na região”, enfatizou o palestrante informando ainda sobre o projeto de construção de uma vinícola cooperativa pelos associados da Vitisul em Pinheiro Machado. 

“O nosso grande desafio é viabilizar os nossos projetos, pois o setor da uva é instável. Então, a união de forças é fundamental para concretizar esses trabalhos, termos forças para superar desafios do ponto de vista tributário e logístico”, pontuou.

Nenhum comentário: