O árbitro fez lambança e não apitou bem, é verdade, mas não começa por aí a derrota gremista e sim nos méritos do São Paulo, tecnicamente um time superior ao do Grêmio. No primeiro tempo, com dificuldade espartana, o Grêmio obrigou por duas vezes zagueiros são-paulinos a tirarem bola sobre a linha com Rogério Ceni já batido. Do outro lado, o São Paulo fez Marcelo Grohe trabalhar, chutou bola no travessão em cobrança de escanteio e terminou o primeiro tempo e começou o segundo melhor do que o Grêmio. Fez seu gol neste segundo momento, o time de Luiz Felipe se perdeu no jogo por desfocar. Atribuiu ao árbitro responsabilidade - o pênalti aconteceu -, teve problemas recorrentes na criação e não chegou ao empate. Falta qualidade do meio para a frente, tudo o que sobra para o São Paulo que ainda teve um Rogério Ceni inspirado como há muito não se via.
O Grêmio joga no limite há muito tempo neste Brasileirão. Apoia-se no seu sistema de forte proteção à defesa, sabe que o preço é ataque fragilizado e e segue por aí. Luiz Felipe é o primeiro a saber, embora tenha decidido na coletiva pós-jogo que a responsabilidade era da arbitragem. Houve um erro crasso, sim, a bola jogada para trás por Souza em que o bandeirinha deu impedimento. Barcos entraria sozinho, poderia fazer o gol. De resto, o pênalti foi pênalti e os pequenos erros do juiz foram só isso mesmo. Pequenos erros do juiz.
Quem há de entender a cabeça de um treinador, ainda mais técnico de ponta, multicampeão, comandante do vice-líder do Brasileirão? Abel Braga transformou o Inter no Tupi de Juiz de Fora no primeiro tempo. Levou só 2x0, poderia ter sido muito mais. Tirou outra vez Aranguiz do seu lugar, colocou no banco um dos seus melhores chutadores, Alex, mexeu demais numa equipe encaixada. Substituir Sasha poderia ter sido mais simples, e só escrevo isso agora porque escrevi antes. Logo, não em enquadro na crítica vazia do técnico colorado de que só se falou que escalou errado depois da partida. Equívoco ou propositada tentativa de ludibriar os fatos. Pior foi quando disse que não tinha que explicar nada. Claro que tinha. Comanda um time de grande torcida, errou, como não explicar ? Quando corrigiu sua estratégia pequena e fez entrar Alex na vaga de Wellington, o Inter ficou perto de empatar. Também esteve por levar o terceiro, é fato, o Cruzeiro até pênalti perdeu. Porém, combinemos, é provável que o Inter perdesse com qualquer escalação, uma vez que o Cruzeiro é melhor time. No entanto, ao errar como errou no desenho do time, Abel Braga facilitou bastante a tarefa dos mineiros.
Ainda assim, o Inter não perdeu o segundo lugar é já passou pelo pior. Fez zero ponto contra o líder. O São Paulo, seu perseguidor na terceira posição, pontuou quatro em seis e se aproximou. A vaga direta na Libertadores como vice-campeão continua nas mãos do Inter, desde que seu treinador não cometa novos desatinos.
Saberemos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário