24 de nov. de 2014

Sábado foi "DIA D" contra a paralisia e o sarampo

Além de se estender até dia 28 deste mês, a Secretaria Municipal da Saúde e Ação Social de Pinheiro Machado realizou no sábado (22) o "DIA D" da Campanha Nacional de Vacinação contra o Sarampo e a Poliomielite, quando as unidades de saúde do município (ESF’s e Secretaria Municipal de Saúde) ficaram mais uma vez de plantão. 

A campanha se estende até 28 de novembro, prazo em que os pais devem levar seus filhos até a unidade de saúde mais próxima. 

A vacinação contra a poliomielite é destinada a crianças entre seis meses e cinco anos de idade incompletos. A medida tem como objetivo manter a erradicação da doença no Brasil, que não apresenta casos de poliomielite desde 1990. A recomendação do Ministério da Saúde é de que todas as crianças na faixa etária da campanha sejam vacinadas, pois a VOP vale tanto para colocar em dia a vacinação atrasada como para reforço de quem está com o calendário em dia. A VIP (Vacina Inativada Poliomielite), utilizada no início de esquema de vacinação, também estará disponível para crianças com o calendário atrasado, ou seja, que não iniciaram o esquema de vacinação com as duas primeiras doses injetáveis, aos dois e quatro meses de idade. 

Em relação ao sarampo, a recomendação é que sejam vacinadas crianças entre um e cinco anos de idade (incompletos). A meta é atingir ao menos 95% do público alvo. Para isso, o Ministério da Saúde distribuirá mais de 11,8 milhões de doses da vacina tríplice viral, que além de imunizar contra o sarampo, também garante a proteção contra a rubéola e a caxumba.

Nenhum comentário: