11 de nov. de 2014

Última sessão do Circuito Tela Verde em Pinheiro Machado é nesta quarta (12/11)

O Circuito Tela Verde na UFPel exibirá nesta quarta-feira (12/11) a partir das 19h00min, no Núcleo da UFPel em Pinheiro Machado a última sessão de curtas sobre meio ambiente, em especial, os temas mudanças do clima, comunidades tradicionais e responsabilidade socioambiental. 

Os filmes são Awá:Filhos da Floresta 1 (1'48”) - Awá: Filhos da Floresta 2 (2'04”) e Awá: Filhos da Floresta (2'03”) – Com uma população que hoje não chega a 400 indivíduos, os índios Awá-Guajá são um dos últimos povos caçadores e coletores no Brasil. Isso significa que eles dependem diretamente da floresta para sobreviver – física e culturalmente. As terras indígenas Caru e Awa, onde eles vivem, no centro do Maranhão, são uma das últimas ilhas de floresta da região. E justamente por isso, estão sob intenso ataque de madeireiros. 

Intercâmbio GATI/MS – Cooperafloresta (14´) – Indígenas do Mato Grosso do Sul visitam a Cooperafloresta e aprendem e ensinam muito durante o intercâmbio. 

Retomada Aldeia Pindo Roky (6´) – Após a morte do jovem indígena, assassinado pelo fazendeiro, indígenas da aldeia Teykue retomam parte do seu território tradicional. 

Retomada Buriti (7´) – Após retomar parte de seu território tradicional, os Terena do Buriti produzem alimentos para sua subsistência. Curtas Caranga: Caranga; Manguezal Legal; Reciclagem; Dengue; Energia Elétrica; Água; Trânsito; Aterro Sanitário; Defeso; 

Praia Limpa (7'30”) - Caranga, uma caranguejinho esperto que vive no manguezal do litoral brasileiro. Ele apresenta seu habitat natural, seus amigos e convida todos para respeitar a Natureza. Os curtas abordam os temas: Meio Ambiente; Manguezal legal; Reciclagem; Dengue; Energia Elétrica; Água; Transito; Aterro Sanitário; Defeso e Praia Limpa. 

Escalada (1'30”) – “Escalada” foi um dos projetos vencedores do edital Cine Ambiente de 2011, uma iniciativa conjunta entre os Ministérios da Cultura e o do Meio Ambiente para curtas-metragens com temática ambientais. O filme fala sobre o consumo sustentável através de uma história que se passa em uma ilha em forma de cubo. 

Energia Eólica: a caçada dos ventos (25'31”) – Uma viagem no rastro dos ventos da Serra Geral na Bahia poderia surgir aventura, não fossem também rastros de devastação deixados pelos Parques Eólicos. Este vídeo-documentário faz esta viagem e revela o lado sujo da energia gerada pelos ventos, decantada pela propaganda de governos e empresas como “energia limpa”. 

Ritos de Rios e Ruas (40´) – Uma trajetória pelas cabeceiras do rio Tietê, conhecendo pessoas e paisagens que fazem a história da região. De forma crítica e poética, a obra traz uma reflexão sobre o processo de urbanização na região e as consequências deste processo no dia a dia das comunidades. 

Turismo CO2 neutro: O registro de uma transformação (17'36”) – Vídeo de estilo documental e institucional, que se vale de linguagem sensível para abordar e acompanhar o desenvolvimento do programa “Turismo CO2 Neutro”, uma tecnologia socioambiental que vem sendo aplicado pela ONG Movimento Mecenas da Vida, envolvendo agricultores tradicionais, empreendedores e turistas na APA de Itacaré e Serra Grande, sul da Bahia. 

Caixa (1'10”) – “Caixa” foi escrito e concebido por Luciana Eguti como uma lembrança de que fazemos todos parte do mesmo planeta. O desmatamento e o aumento da poluição geram efeitos em cadeia e prejudicam a sociedade como um todo, o vídeo tem a intenção de alertar para esta problemática. 

O Circuito Tela Verde na UFPel/Pinheiro Machado faz parte de uma iniciativa do Ministério do Meio Ambiente/Secretaria de Articulação Institucional e Cidadania Ambiental/Departamento de Educação Ambiental, em parceria com a Secretaria do Audiovisual do Ministério da Cultura, e tem entre seus objetivos o estimulo a produção audiovisual independente, a conscientização e o debate acerca da temática socioambiental. 

A entrada é gratuita e conforme a disponibilidade de lugares.

Nenhum comentário: