O Circuito Tela Verde é uma iniciativa do Ministério do Meio Ambiente/Secretaria de Articulação Institucional e Cidadania Ambiental/Departamento de Educação Ambiental, em parceria com a Secretaria do Audiovisual do Ministério da Cultura, e em 2014 constitui-se dos filmes da 5ª Mostra Nacional de Produção Audiovisual Independente. O estímulo à produção audiovisual independente, a conscientização e o debate acerca da temática sócio ambiental estiveram entre os principais objetivos do Circuito Tela Verde, bem como da adesão do Curso de Gestão Ambiental da UFPel em constituir-se como um dos espaços exibidores da Mostra.
A Universidade Federal de Pelotas, através do Curso de Gestão Ambiental do Centro de Integração do Mercosul, sagrou-se como um dos espaços exibidores do Circuito Tela Verde, e a partir desta possibilidade elaboraram-se os procedimentos necessários a exibição dos filmes nas cidades de Pelotas e Pinheiro Machado – locais onde o referido curso desenvolve atividades de ensino, pesquisa e extensão universitária.
Assim, no âmbito da Universidade elaborou-se o projeto de extensão denominado “Circuito tela Verde na UFPel”, com o propósito de exibir, difundir e debater as temáticas abordadas pelos filmes.
"Para o pleno desenvolvimento do Projeto a participação de professores - na condição de colaboradores e debatedores – dos alunos - na condição de colaboradores e membros da comissão organizadora - foi fundamental para a execução das atividades, e nesse contexto o apoio irrestrito da Coordenação do Curso – Prof. Celso Elias Corradi – essencial", comenta o professor Maurício Pinto da Silva.
Já os meses de julho, agosto e setembro de 2014 foram dedicados a elaboração e desenvolvimento do projeto e os meses de outubro e novembro de 2014 de implementação e exibição dos filmes.
"Os espaços da UFPel – Centro de Integração do Mercosul, em Pelotas e o Núcleo da UFPel, em Pinheiro Machado exibiram mais de trinta filmes do Circuito Tela Verde com temáticas variadas sobre a realidade socioambiental, provocando uma exaustiva reflexão da questão ambiental e os desafios da gestão ambiental contemporânea, entre os quais o combate ao desmatamento, água, resíduos sólidos, agricultura familiar, unidades de conservação, energia, biodiversidade, comunidades tradicionais e mudanças climáticas", ressalta Silva.
O professor fez questão de destacar a participação dos docentes do Curso de Gestão Ambiental, os discentes e a comunidade, que se fizeram presentes aos encontros debatendo os temas de suma importância relacionados às diferentes realidades, interpretações e ações no processo de gestão socioambiental.
Por fim, o mesmo destacou que, a exibição dos filmes, bem como as inquietações, reflexões e debates foram enriquecedores e ao mesmo tempo desafiadores.
"Trata-se então, de colocar em prática – elaborar, desenvolver e implementar – as diferentes ideias, projetos e ações brotadas nos encontros.
Nesse sentido, apontamos, por exemplo, aquelas relacionadas quanto a exibição dos filmes em escolas nos municípios de Pelotas e Pinheiro Machado; a exibição dos filmes em praça pública na cidade de Pinheiro Machado nos meses de fevereiro e/ou março de 2015; a utilização dos filmes nas atividades didática/científica (projetos de ensino, pesquisa e extensão) dos professores do Curso de Gestão Ambiental da UFPel; e a possibilidade de elaboração de uma Mostra de Vídeos pelos professores e discentes do Curso de Gestão Ambiental - Pelotas e Pinheiro Machado - em 2015/2016", enfatiza Silva.
Nenhum comentário:
Postar um comentário