1 de out. de 2015

Cpers e Estado entram em acordo

[Foto - Tainã Valadão]

O governo do Estado e o Centro de Professores do Rio Grande do Sul (Cpers) chegaram a um acordo quanto à recuperação das aulas e o abono do ponto dos servidores, que estiveram em greve entre 31 de agosto e 11 de setembro. A informação foi repassada pela assessoria de imprensa do Palácio Piratini. 

No documento assinado pelo secretário de Educação, Vieira da Cunha, e pela presidente do Cpers, Helenir Aguiar Schürer, consta que as escolas que tiveram as aulas afetadas deverão iniciar, imediatamente, a readequação do calendário, que deverá ser submetido à aprovação do Conselho Escolar. 

Em contrapartida, o governo se compromete em repor, até o dia 2 de outubro, mediante folha suplementar, os vencimentos que seriam descontados dos servidores grevistas. A assessoria informa ainda que a negociação teve início na quarta-feira passada, quando o comando de greve se reuniu pela primeira vez com Cunha. Na última segunda-feira, em outro encontro, a proposta foi definida e, depois, submetida ao governador José Ivo Sartori, que a aprovou na terça-feira. 

De acordo com a presidente do 17º Núcleo do Cpers, Rosane Mathucheski, o acordo foi possível em função de uma liminar. “Os professores não iriam recuperar as aulas se não houvesse o pagamento. O governo não tem diplomacia. A nossa orientação, agora, é de que as escolas façam a readequação dos seus calendários, pois há um compromisso com a comunidade”, pondera.  

Reorganização 

Conforme o coordenador regional de Educação, Aristides Costa, o calendário é reorganizado com a comunidade. “Cada escola tem a sua realidade. Algumas paralisaram totalmente, outras reduziram o horário ou suspenderam as aulas em poucos momentos”, comenta. 

A assessora pedagógica da 13ª Coordenadoria Regional de Educação (13ª CRE), Fátima Antunes, ressalta que algumas escolas já encaminharam a atualização do calendário. “A princípio, as aulas serão recuperadas no sábado ou em turno inverso. Porém, cada escola tem uma situação diferente”, explana. 

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