Nos dias 06 e 07 de maio, no Parque Charrua em Pinheiro Machado estará acontecendo o IX Encontro Regional de Ovinocultura da Pecuária Familiar, promovido pela, EMATER/RS-ASCAR em parceria com o Sindicato dos Trabalhadores Rurais, Núcleo de Criadores de Ovinos e a Prefeitura Municipal. 
A produção primária se constitui na principal atividade econômica dos municípios da metade sul do Rio Grande do Sul, representando em torno de 45% dos PIB municipais, sendo a propulsora da prestação de serviços e comércio locais, os quais são dependentes de seus resultados. 
Segundo os dados da EMATER/RS-ASCAR, a região sul do Rio Grande do Sul (RS) (22 Municípios do Corede Sul) conta com um contingente ovino de 750.000. Oitenta e cinco por cento da ovinocultura da região ocorre na propriedade de pecuaristas familiares que concentram sua produção na bovinocultura de corte e na ovinocultura. 
Apesar do rebanho gaúcho estabilizado e em leve recuperação, a busca por atividades rentáveis que impulsionem o desenvolvimento dos pecuaristas familiares e a sua manutenção no meio rural produzindo alimentos saudáveis e tendo uma melhor qualidade de vida. 
As condições singulares da ovinocultura da metade sul do RS vislumbram um grande potencial de exploração, mas que necessita da organização e incentivo de todos para que não se extinga na região. 
O evento é realizado um ano em cada município da região Sul do Estado, visando: 
- Sensibilizar os produtores para a importância da qualificação do rebanho, por meio da visualização e avaliação de matrizes de boa qualidade genética. 
- Orientar os produtores para o uso de animais apropriados ao seu ambiente e ás demandas do mercado desejado de carne ou lã. 
- Estimular o artesanato e sensibilizar os artesãos, com a realização de concurso, palestras e oficinas de qualificação. 
- Incentivar e fortalecer a Ovinocultura da Pecuária Familiar da Região Sul. 
- Proporcionar a troca de experiências entre os pecuaristas familiares e artesãos em lã e peles da região, incentivando a continuidade das atividades.
 Os pecuaristas familiares participam com os trios classificados nos concursos municipais e do Concurso de Artesanato em Lã e Pele Ovinas, do qual participam artesãos de diversos municípios. 
Municípios confirmados: Arroio Grande; Candiota; Canguçu; Cerrito; Dom Pedrito; Herval; Jaguarão; Pedras Altas; Pedro Osório; Pinheiro Machado; Piratini; Santa Vitória do Palmar e Santana da Boa Vista. 
Programação do dia 06 (sexta-feira): 
08:30 h – Recepção dos participantes e abertura da Feira de Artesanato em Lã e Artesanato Geral 
09:30 h – IX Concurso Regional de Borregas 
10:00 h -  Inscrições para o IX Concurso Regional de Artesanato em Lã e Pele Ovinas 
11:30 h – Palestra “O Mercado e as Oportunidades da Carne Ovina” (EMBRAPA  Pecuária Sul) 
12:15 h – Almoço 
13:30 h – Demonstração “Micronagem de Lã OFDA”  (ARCO) 
14:00 h – Continuação do Concurso de borregas 
15:00 h – Concurso de Artesanato 
15:30 h – Oficina de Artesanato “Sabonete Feltrado” 
16:00 h -  Cerimônia de Premiação dos concursos 
17:00 h -  Desfile Moda Lã com peças dos artesãos participantes da Feira e do Concurso de Artesanato.
 
Programação do dia 07 (sábado): 
08:30 h – Torneio Vaca Parada 
10:00 h – Encontro de Jovens Lideranças da Agricultura Familiar (FETAG) 
12:00 h – Almoço 
15:00 h – Baile da Terceira Idade 
15:00 h – Mateada 
16:00 h – Apresentação de Invernadas Artísticas 
16:0030 h -  Troca de Faixa da Rainha da Terceira Idade 
17:00 h – Show Musical 
Com as atividades previstas os produtores poderão observar a qualidade dos rebanhos, o que fortalecerá o objetivo da contínua melhoria dos mesmos e incremento da produção, à qualificação do artesanato em lã, fortalecendo assim a cadeia produtiva da ovinocultura. Além de oportunizar trocas de experiências entre pecuaristas familiares e extensionistas rurais.
 

 
Nenhum comentário:
Postar um comentário