24 de out. de 2016

Obra de implantação da Usina passa a contar com novas frentes de trabalho

Tambor da UTE Pampa Sul já foi descarregado no Porto de Rio Grande

A implantação da UTE Pampa Sul (Miroel Wolowski) inclui a construção de estruturas complementares como uma linha de transmissão de energia e uma correia transportadora de carvão, ambas com Licenças de Instalação (LI) emitidas pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Renováveis (Ibama) após várias atividades de levantamento das características das áreas e que resultaram em dois Relatórios Ambientais Simplificados (RAS).

 A construção da linha de transmissão que levará a energia elétrica gerada pela UTE Pampa Sul (Miroel Wolowki) até a Subestação Candiota para ser distribuída ao Sistema Interligado Nacional (SIN) já foi iniciada. A obra, que compreende a construção de 51 torres ao longo de 20,4 km, está sob responsabilidade da empresa Santa Rita, que já realizou atividades de topografia, construção dos acessos e sinalizações dos locais onde as torres estão localizadas. Agora, paralelamente ao trabalho nas fundações, com as escavações do terreno e concretagem das bases, as torres começam a ser montadas, para serem içadas com ajuda de um guindaste. A expectativa é que uma torre seja montada a cada dois dias.

O gerente socioambiental da UTE Pampa Sul (MIiroel Wolowski), Hugo Roger Stamm destaca que outras atividades, relacionadas a cuidados com o meio ambiente, também estão em andamento e devem acontecer durante toda a construção da linha de transmissão e da correia transportadora de carvão. 

Trabalho de montagem das primeiras
torres da LT já foi iniciado
“Temos, em média, 180 pessoas envolvidas na obra da linha de transmissão, incluindo as equipes de trabalho em campo e administrativo, e a expectativa é que sejam mobilizadas até 200 pessoas, sempre priorizando a contratação de mão de obra local”, lembra Stamm.

Quando a montagem de todas as torres estiver finalizada, será feito o lançamento dos cabos para, posteriormente, a sua energização. Para a obra da correia transportadora de carvão, que contará com 4,17 km de extensão e uma capacidade de transporte de 550 toneladas de carvão por hora, a empresa contratada é a TMSA. Para as atividades da correia, a expectativa é que sejam necessários cerca de 100 trabalhadores.

“A correia de transporte de carvão da UTE Pampa Sul (Miroel Wolowski) contará com uma tecnologia diferenciada com redução de ruídos e emissão de poeira, por tratar-se de uma estrutura fechada. Além disso, no trecho em que a correia passa perto da Vila do Seival, será implantada uma cortina vegetal, que auxiliará neste processo. A opção por uma correia de alta tecnologia representa o cuidado da ENGIE Brasil Energia e do Ibama em minimizar os impactos do empreendimento para a população”, ressalta Stamm.

 Novos equipamentos chegam a Candiota

Grandes estruturas que compõem equipamentos como a caldeira da UTE Pampa Sul (Miroel Wolowski) continuam a chegar ao porto de Rio Grande. No último final de semana, o tambor da caldeira foi desembarcado. Transportado desde o porto de Shanghai, a estrutura de 179.000 kg será a responsável pelas trocas de água e vapor no topo da caldeira. Este foi o 5º navio BBC (Break Bulk Cargo) a chegar ao porto de Rio Grande trazendo cargas maiores, que não cabem em container. Além disto, outros seis containers com peças para a UTE Pampa Sul (Miroel Wolowski) já foram desembarcados.

Sobre a UTE Pampa Sul (Miroel Wolowski) A Usina Termelétrica Pampa Sul (Miroel Wolowski) é fruto do leilão de energia A-5 de 28 de novembro de 2014, quando a Tractebel Energia adquiriu o direito de operação da nova Usina por 25 anos, a partir de janeiro de 2019. A UTE Pampa Sul (Miroel Wolowski) tem capacidade instalada de 340 MW e investimento total de R$ 1,8 bilhão.


Fonte e Fotos: ENGIE Brasil
Data: 24/10/2016 - 15h54min

Nenhum comentário: