O Programa Líder - Liderança para o Desenvolvimento Regional, realiza em Bagé, até hoje, evento com lideranças de 43 municípios que integram o programa nas regiões da Campanha e Fronteira Oeste. Na ocasião, foram apresentados os projetos-piloto elencados para o desenvolvimento das regiões participantes (cadeias produtivas do vinho e turismo), além da estrutura de governança que seguirá colocando em prática as propostas até o momento construídas, além de planejar outras que possam contribuir para o desenvolvimento regional.
Segundo o diretor-superintendente do Sebrae/RS, Derly Fialho, o Programa Líder é uma iniciativa diferenciada, que mobiliza e engaja as principais lideranças regionais a proporem ações de transformação, desenvolvendo o território onde vivem e do qual fazem parte. A partir de agora, a instituição passa de promotora a apoiadora das ações do programa, pois ele passará à fase de implementação em outras regiões do Estado.
Durante o encontro também foi apresentado, oficialmente, o grupo que ficará à frente dos trabalhos, encaminhando ações já propostas e futuras. “Essa governança é formada por 12 pessoas representantes dos líderes das três regiões, dos Coredes, dos municípios, dos empresários e do Sebrae/RS, na minha pessoa”, explica.
Para apoiar esse grupo entra em cena o comitê científico, formado pelas universidades da região, Embrapas e Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia; e os mentores, selecionados por sua representatividade e capacidade de articulação regional. São eles: Darci Schneid – empresário, proprietário da Sirtec Sistemas Elétricos; Fernando Schüler – cientista político, professor no Insper; Luiz Coronel – escritor e publicitário; Luiz Eduardo Batalha – empresário, produtor de azeite de oliva em Pinheiro Machado; Fábio Branco, ex-prefeito de Rio Grande e atual secretário-chefe da Casa Civil do governo do Estado do Rio Grande do Sul; e Sérgio Maia, presidente da Associação dos Dirigentes de Marketing e Vendas do Brasil (ADVB/RS).
Nenhum comentário:
Postar um comentário