21 de dez. de 2017

Arco e Secretaria da Agricultura desenvolvem parceria para realização da Feovelha

Recentemente, a Associação Brasileira de Criadores de Ovinos (Arco) encaminhou proposição para a Secretaria de Agricultura,Pecuária e Irrigação (Seapi) para que fossem realizadas medidas, por meio de um termo de fomento, entre ambas, para que auxiliassem na realização da 34ª Feovelha, de Pinheiro Machado. A associação propôs, em regime de colaboração com a Seapi, um plano de trabalho com validade para o período de 2 a 28 de janeiro de 2018. 

Ontem, o Diário Oficial do Estado tornou pública a inexigibilidade de chamamento público para efetivação desse termo de fomento entre a entidade e a pasta da Agricultura para auxílio à feira e festa estadual da ovelha. O posicionamento se deu devido à importância para o setor da ovinocultura gaúcha. Ou como destaca a publicação do Diário Oficial do Estado, a Feovelha é um evento alavancador de oportunidades para micro e macroempresas, incentivando-as e facilitando a integração entre os produtores rurais, comerciantes e trabalhadores da agroindústria, comércio e serviços, oferecendo alternativas para o aumento do mercado consumidor. 

Obtenção de recursos 
De acordo com o assessor técnico da Arco, Edegar Franco, a formalização desse plano de trabalho é parte de um convênio firmado entre a entidade de raças ovinas e a Seapi, feito quando ganhou força a possibilidade de não realização da Feovelha. “O secretário Ernani Polo foi sensível e se propôs a ajudar para que se conseguisse, por meio do Fundovinos, uma forma de pleitear recursos para a Feovelha”, comenta Franco. 

O valor, conforme o assessor, é de R$ 38 mil. “Todo o apoio para a Feovelha é essencial, porque ela é muito importante para o setor ovino gaúcho. A feira é tradicional e se manteve durante mais de três décadas, inclusive em época de crise na ovinocultura gaúcha. Então, precisamos mantê-la, até mesmo agora, nesse sentido de remodelagem do evento, focando mesmo em seu caráter de feira de ovinocultura, pela sua importância econômica”, acrescenta Franco. 

Inscrições abertas 

Ainda segundo a Arco, as inscrições de animais estão abertas até o dia 15 de janeiro de 2018. A feira será voltada, exclusivamente, para os negócios em ovinocultura. O objetivo principal é manter o tradicional evento no calendário de feiras de verão de ovinos. “Entendemos que, não realizando a feira, o prejuízo para o setor seria muito maior do que nos unirmos e fazê-la” diz o coordenador de exposições da Arco, Edemundo Gressler. "A Feovelha é uma feira tradicional e importante, nós produtores não podemos abrir mão dela", afirma. 

A Associação Brasileira de Criadores de Ideal fará, na Feovelha, a sua segunda edição da Exposição Nacional da Raça, o que estimula ainda mais a qualidade genética e a quantidade de animais que estarão nas pistas de julgamento. Nesta edição da Feovelha, acontecerão julgamentos e remates apenas. A programação completa será divulgada em breve. A Feovelha ocorre no Parque de Exposições de Pinheiro Machado de 25 a 27 de janeiro de 2018. É um evento organizado pela Arco, Prefeitura de Pinheiro Machado, Sindicato Rural do município e Secretaria de Agricultura, Pecuária e Irrigação.

Nenhum comentário: