7 de mar. de 2018

Campanha busca arrecadar recursos para cirurgia de Laurinha

O nascimento de um bebê envolve, sempre, muita expectativa. Para os funcionários públicos Márcio Duarte Garcia, 39 anos, e Nimara Bitencourt Xavier, 30 anos, não foi diferente. Os dois já eram pais e viviam a experiência de ter o primeiro filho juntos. De acordo com Garcia, a gravidez da pequena Laura correu dentro da normalidade mas, logo após o parto, diversos problemas de saúde afetaram a menina, que hoje tem dois meses. Por isso, uma campanha regional, disseminada pelas redes sociais, está angariando fundos para a cirurgia necessária para o restabelecimento da saúde do bebê e para as despesas e manutenção dos pais e da criança em Porto Alegre, onde ela faz tratamento. Diversas cidades estão envolvidas no auxílio, já que o casal é de Piratini, trabalha em Pinheiro Machado e Hulha Negra, mas têm amigos em Candiota e Bagé. 

Complicações 

Assim que nasceu, Laura já começou a apresentar problemas de saúde que levaram, já na mesma madrugada do nascimento, ao deslocamento para Pelotas. “Lá foram 32 dias com vários diagnósticos diferentes. Ela não conseguia respirar direito”, relembrou o pai. A menina tem fenda palatina no céu da boca, que é um problema de certa forma comum e de fácil resolução. Mas não era só isso. Depois de ficar uma semana em casa, acabou tendo que voltar ao hospital, na Unidade de Tratamento Intensivo (UTI). “Até que se descobriu que ela tem Sequência de Pierre Robin. Há uma má formação do maxilar e base da língua, que obstrui a respiração”, explica. Por conta disso, a menina já esteve duas vezes entre a vida e a morte, chegando, quase, a uma parada cardíaca. “Por isso precisamos fazer esta cirurgia o mais rápido possível”, conta. Garcia refere-se a uma cirurgia indicada pelo médico, que deve corrigir o problema, permitindo que Laura tenha um crescimento normal. Os pais ainda não sabem exatamente quanto vai custar o procedimento, mas já estão cientes de que, certamente, não terão como pagar o valor. “Está sendo difícil arcar com as despesas médicas. Meu salário está atrasado, apenas o da Nimara está em dia. Além disso, o plano de saúde não cobre metade dos procedimentos, muitas coisas precisamos pagar. Estamos contando com a ajuda da família. Essa campanha foi ideia dos nossos amigos e nos surpreendeu. É muito gratificante ter tantas pessoas nos ajudando”, conta. Garcia e Nimara estão em Porto Alegre, no Hospital da Criança Santo Antônio, referência em atendimento infantil. Se optassem pela cirurgia pelo Sistema Único de Saúde (SUS), precisariam recorrer por vias judiciais, o que demoraria mais ainda. “Quanto antes for operada, melhor, pois prejudica o desenvolvimento dela. Além da dificuldade de respiração, tem também a dificuldade de oxigenação do cérebro”, comenta, mostrando a gravidade do caso. 

A síndrome 

A Síndrome de Pierre Robin, também conhecida por Sequência de Pierre Robin, é uma doença rara que se caracteriza por anomalias faciais como mandíbula diminuída, queda da língua para a garganta, obstrução das vias pulmonares e fenda no palato. Essa doença está presente desde o nascimento.

Como ajudar 

Estão sendo realizados bingos em Piratini, Pinheiro Machado e Hulha Negra. Mas quem não puder comparecer e quiser ajudar, há a opção de depositar qualquer valor na agência 4506, operação 001, conta 00021104-4, Caixa Econômica Federal, em nome de Nimara Bintencourt Xavier.

Nenhum comentário: