O prefeito em exercício de Pinheiro Machado, Jackson Cabral (PSDB) decretou emergência na semana que passou no município, somando-se aos demais da região.
Em entrevista a uma rádio da capital gaúcha, Cabral disse que a maior demanda é pela abertura de poços e para fornecimento de água aos animais. De 30 a 40 famílias são afetadas pela falta de água para consumo. A seca também afeta as culturas de soja, milho e feijão no município.
Na segunda-feira (26), durante uma reunião no Palácio Piratini, o vereador Jaime Lucas solicitou ao secretário Fábio Branco e ao secretário-adjunto de Obras, Habitação e Saneamento, Sandro Oliveira, o auxílio para o enfrentamento aos efeitos da estiagem prolongada, que afeta, sobretudo, os pequenos produtores.
No momento, a prefeitura reúne a documentação solicitada pela Defesa Civil Estadual, para que o decreto seja homologado pelo Estado e reconhecido pela União.
“A partir da homologação, os agricultores poderão solicitar a prorrogação do prazo para o pagamento dos financiamentos. Além disso, o município poderá acessar as máquinas que o Estado está encaminhando aos municípios para a perfuração de poços e açudes na zona rural”, afirma o vereador Jaime Lucas, que ressalta o empenho do secretário e deputado Fábio Branco na resolução das demandas do município.
Nenhum comentário:
Postar um comentário