2 de fev. de 2020

Pinheiro Machado: Retomada da ovinocultura marca os discursos da abertura oficial da 36ª Feovelha

A retomada da ovinocultura foi a tônica dos discursos durante a abertura oficial da 36ª Feovelha, na sexta-feira (31), no parque Charrua, em Pinheiro Machado. O ato culminou com a assinatura pelo Instituto Nacional de Reforma Agrária (Incra), Emater RS e Associação Brasileira de Criadores de Corriedale (ABCC) de protocolo de intenções para fomento à ovinocultura em assentamentos e pequenas propriedades rurais. 

As ações devem iniciar por Pinheiro Machado, onde existem hoje sete assentamentos e beneficiariam outros seis municípios (Herval, Pedras Altas, Candiota, Piratini, Pedro Osório e Cerrito) totalizando 18 assentamentos e centenas de famílias. 

De acordo com o superintendente estadual do Incra, Tarso Teixeira, o volume de recursos federais que poderão ser acessados pelas famílias chega a R$ 12 milhões em investimentos e custeio, com prazo de até cinco anos. A próxima etapa será a assinatura do Acordo de Cooperação Técnica (ACT) e após do projeto definitivo, com entidades e bancos parceiros, diz.

A presidente da ABCC, Cristina Soares, comemora esta e as demais conquistas, anunciadas durante a feira obtidas pela mobilização das entidades e união de esforços com a Comissão de Ovinocultura da Federação da Agricultura do Rio Grande do Sul (Farsul). Entre as demais conquistas, ela cita a definição do projeto de lei que prevê a responsabilização dos proprietários de cães em casos de ataques a ovelhas. 

O projeto de autoria do deputado Luís Henrique Viana, ainda aguarda aprovação do plenário da Assembleia Legislativa (AL). Cristina destaca ainda, medidas adotadas pelo Governo do Estado e anunciadas durante a reunião da Secretaria da Agricultura, entre elas, o exame de epididimite dos carneiros, cujo prazo de validade passou de três para seis meses, retroativo a 1º de dezembro de 2019. 

A notícia foi anunciada pelo diretor do Departamento de Defesa Agropecuária (DDA), da Secretaria de Estado da Agricultura, Antônio Carlos Ferreira Neto, durante reunião com produtores e representantes de entidades, na Feovelha. “É prioridade do Departamento este ano viabilizar a Declaração Anual de Rebanho via digital e também a Guia de Transporte Animal (GTA) no celular”, anunciou ainda. 

Cristina ressalta ainda, a visita do representante da Argélia, Abdel Karim Amrouche, que veio conversar com produtores e com o presidente da Cooperativa de Lãs Mauá, Édson Yunes Ferreira. “Foram definidos detalhes de compra de lã para mandar para a China”, ressalta Cristina, destacando a importância para movimentar o mercado de lã das raças Corriedade, Ideal e Merino. Outra importante participação na Feovelha foi de deputados estaduais e federais, entre eles, o deputado federal Afonso Hamm, que sugeriu transformar a Feovelha em Feira Nacional. Uma das leis aprovadas recentemente, de autoria de Hamm, é a que institui uma Política Nacional de Incentivo à Ovinocaprinocultura. 

É de autoria dele também o projeto de lei que institui o Dia Nacional da Ovinocultura, no dia 19 de janeiro, data da fundação da Associação Brasileira de Criadores de Ovinos (Arco). Hamm menciona ainda, duas leis de sua autoria que vêm garantir a segurança de quem vive e trabalha no meio rural, como a lei que estende a posse de arma para toda a propriedade rural, sancionada no mês de setembro e a de combate ao crime do abigeato, que veio auxiliar as forças de segurança a reduzirem este tipo de crime em mais de 80%. 

Durante a reunião da Associação dos Municípios da Zona Sul (Azonasul), realizada na sexta-feira, Hamm anunciou ainda, o empenho pelo Ministério da Agricultura, de R$ 10 milhões para atender os municípios das regiões da Campanha, Fronteira Oeste e Zona Sul atingidos pelos temporais, no mês de outubro. “São 17 municípios contemplados que tiveram as estradas rurais e as pontes e pontilhões destruídos pelas fortes chuvas”.

Nenhum comentário: