7 de mar. de 2020

Oficinas de brinquedos com recicláveis

Ocorreu no dia 07 de março de 2020, no Pavilhão B do Parque Charrua, a Oficina de brinquedos com recicláveis promovida pelo departamento cultural e prendas do CCTG Lila Alves gestão 2019/2020. 

O evento fez parte da programação do 10º Família Crioula em provas, organizado pelas cabanhas Perau da Águia e La Coronilla. Esta atividade faz parte do projeto CTG Núcleo de Fortalecimento da Cultura Gaúcha, que tem como tema anual "MTG Sustentabilidade e as novas gerações", que dentre as várias propostas do tema estão as oficinas de artesanatos com material reciclável. 

A Prendinha Dente de Leite Thallyta de Oliveira Alves Bandeira ensinou aos participantes como se constrói um bilboquê utilizando uma garrafa PET de 2 litros. Explicou que com a ajuda de um adulto cortamos a parte de cima da garrafa; com jornais fizemos a bola, e com um cordão atamos a bola de papel no bico da garrafa e está pronto o brinquedo. 

Outro brinquedo apresentado foi o vai-e-vem de garrafa PET, este demonstrado pela Prendinha Mini-mirim Ana Vitória Bandeira Nekel. Para a construção deste precisamos de duas garrafas PET de 2 litros, e também com a ajuda de um adulto cortamos as garrafas aproximadamente pelo meio e utilizamos as duas partes superiores. Colamos uma dentro da outra com fita e retiramos as tampas. Medimos um cordão que fique adequado ao tamanho da criança e passamos por dentro do brinquedo, para isso precisamos de 2 cordões. 

Podemos ainda atar as tampinhas da garrafa na ponta do cordão para ficar melhor de segurar. Mas, não é só de garrafa PET que se faz brinquedos, como foi mostrado pela Prenda Mirim Darlecy Pires Witter, que explicou como se faz o brinquedo pé-de-lata. Com duas latas vazias e com ajuda de um adulto fizemos dois furos com 1 prego, um de cada lado, medimos a altura do cordão, atamos nas latas e está pronto o brinquedo. 

Para finalizar, foi demonstrado como se faz uma pipa, com a ajuda do Marco Aurélio, foram criadas duas pipas que após montada a armação foi colado o papel pelos participantes. Mas em virtude do horário não foi possível brincar com as pipas. Lembrando a todos que o lugar ideal para soltar as pipas é no campo aberto, longe dos fios dos postes, para que não ocorra nenhum acidente durante a brincadeira. 

Participaram do evento o Patrão do CCTG Lila Alves Renan Rosa, o Vice-Patrão Eduardo Ritta Martins, o Departamento Cultural representado pelas diretoras Eveline dos Reis da Rosa e Neuraci Bandeira, a Prenda Juvenil do CCTG Lila Alves Laura Bandeira Pires, da Prendinha Dente de Leite da 21ª RT Manuelle da Rosa Martins, pais dos titulados do CCTG Lila Alves e público em geral.

Nenhum comentário: