14 de abr. de 2020

Semana de ventos fortes

Picos de até 90 km/h devem atingir a Zona Sul a partir de quarta-feira devido à formação de mais um ciclone extratropical

Esta semana ocorrerá a formação de mais um ciclone extratropical sobre o oceano Atlântico, na Costa Sul do RS. Conforme o boletim semanal do Centro de Pesquisas e Previsões Meteorológicas (CPPMet), da Faculdade de Meteorologia da UFPel, ventos intensos serão observados na Zona Sul e na área litorânea do RS entre a tarde desta terça (14) e quarta-feira. Em Rio Grande, as rajadas poderão atingir picos de 90 km/h, enquanto Pelotas os prognósticos indicam rajadas de 80 km/h. Pela posição do ciclone, ventos paralelos à costa provocarão ressaca na costa sul do Estado.

Os modelos convergem para pequenos volumes de chuva na Zona Sul e tempestades com volumes significativos na região Norte do Rio Grande do Sul. Até o final da semana não há previsão de chuva significativa, continuando, portanto, o déficit hídrico da região.

As temperaturas mínimas ficarão entre 10°C e 15°C na Zona Sul, podendo ficar abaixo de 10°C em áreas de coxilhas, encostas e serra. O vento trará sensação de mais frio entre esta terça e quinta-feira. O CPPMet alerta para a umidade relativamente elevada, devido à circulação do ciclone extratropical, com dias variando de nublado a parcialmente nublado até a quinta-feira. A partir de sexta-feira, o sol aparece em maior parte do dia.

Tendência para meados de abril
Os prognósticos para a semana de 20 a 26 deste mês indicam o retorno das instabilidades para o Rio Grande do Sul, com pelo menos dois episódios de chuva. Portanto, espera-se dias úmidos e frios nesta semana. As temperaturas continuarão amenas, com dias um pouco mais quentes intercalados a frios. Há uma tendência da temperatura diminuir bastante ao final deste mês, devido à entrada de outra massa de ar frio intensa.

Fonte:Diário Popular

Nenhum comentário: