26 de abr. de 2020

UFPel discute calendário alternativo

Foto: Reprodução
A Universidade Federal de Pelotas (UFPel), por meio do Comitê Acadêmico, constituído no contexto da Pandemia da Covid-19, iniciou um processo de discussão sobre a proposta de um Calendário Acadêmico Alternativo, para o primeiro semestre de 2020. Em nota, ressalta não se trata de substituição das aulas presenciais por aulas em EaD, pois "entende que essa transposição não é possível, quer seja do ponto de vista conceitual, quer seja do ponto de vista operacional".

O primeiro movimento de análise e debates ocorreu na última quinta-feira (23), em reunião por webconferência com os diretores das 22 unidades acadêmicas. Na segunda (27),estão agendadas reuniões com coordenadores de curso de graduação, de pós-graduação e com o Diretório Central dos Estudantes, para ampliar a discussão e qualificar a proposta. A partir dessas reuniões, o tema então poderá ser analisado com as bases das categorias de estudantes, professores e técnico-administrativos, para ao final do processo, a proposta ser enviada ao Cocepe para deliberação.

"Lembrando que a proposta em construção não é uma substituição das aulas presenciais por aulas em EaD, é importante considerar que se faz necessária a construção de alternativas viáveis para garantir que não seja interrompido o vínculo cognitivo e relacional entre professores, técnicos-administrativos e estudantes, mantendo a Universidade ativa também no campo acadêmico", destaca o documento publicado no site da UFPel. A alternativa é apontada como oportunidade para que a comunidade acadêmica possa vivenciar outras formas de relações pedagógicas, para além das que convencionalmente são vivenciadas, considerando o cenário de incertezas provocado pela pandemia.

O que está em discussão é uma proposta de calendário em que se possam contemplar algumas ofertas de disciplinas obrigatórias e optativas, na modalidade à distância, de acordo com as experiências e conhecimento de professores, técnicos-administrativos e alunos, com início previsto para junho, após serem feitas as discussões, contribuições e melhorias da proposta.

Fonte: Diário Popular

Nenhum comentário: