15 de abr. de 2011

Papo com o leitor: Abusos na Escola Manoel Prisco

Na tarde desta quinta-feira (14), recebi email da amiga e leitora Márcia Arima, contando uma situação que, segundo ela, tem se repetido constantemente nos arredores da Escola Municipal Manoel Lucas Prisco. Abaixo, o relato:

"Gostaria através deste texto manifestar a minha indignação com o que acontece costumeiramente, melhor dizendo, diariamente com alunos da Escola Manoel Lucas Prisco. 

Todos os dias, após o horário do recreio 10:15hs, tem uma turminha de meninos que não retorna mais para a aula, ou dá um jeito de sair mais cedo, a questão que eles ficam ali ou para mecher (intimidar, ou tentar se provalecer) de meninas que passem, fazendo um verdadeiro corredor polonês; ou então como presenciei hoje os maiores abusando fisicamente dos menores. 

Como era meu horário de subir para o trabalho, não pude tomar uma providência maior, sob pena de me atrasar bastante, mas cheguei arrependida pelo fato de não ter tomado uma atitude de chamar a polícia. 

Dois menores (de idade não de tamanho), bem maiores do que os demais que estavam com eles, se aproveitando justamente do fato da superioridade física, estavam subjugando um menino bem menor fisicamente, imobilizando ele no chão, sendo que abriram a calça dele e apertavam de forma brutal as partes íntimas do menino fazendo ele gritar bem alto e dizendo o nome de um deles, enquanto o outro tentava violar por trás com a mão, fazendo ele gritar mais pedindo para pararem. Não satisfeitos, ainda filmavam toda a ação, não sei se para humilhar usando o celular ou se com intenção ainda de largar esta imagem na internet. 

Quando largaram um, resolveram pegar outro para continuar na mesma função, aí este se desvencilhou e correu para dentro do pátio da escola tentando escapar, o que não surtiu efeito, pois eles correram atrás e na calçada interna, colada no prédio onde tinham salas de aula com alunos em aula dentro, refizeram a mesma tarefa com o outro menino gritando de forma gritando e pedindo para que chamasse a polícia, pedindo socorro. 

Bom se por acaso a direção da escola alegar que não tem responsabilidade com o que acontece fora dos limites da escola, isto cai por terra no momento que o menino tentando fugir entrou no pátio e foi pego lá dentro. O pátio passa com a cerca aberta, tanto que durante o horário de recreio, grande parte dos alunos sai de dentro da escola para procurar comprar lanche, “namorar”, provocar, etc...na rua que fica atrás da escola e adjacências... 

Acho que uma providência precisa ser tomada com relação à segurança desta escola, antes que aconteça alguma tragédia (como temos visto muito recentemente na mídia), ou algum atropelamento, pois os carros são obrigados a frear para não pegar alunos soltos no meio das ruas."

Márcia Arima



>> leia também <<  
O que diz a escola sobre o episódio

23 comentários:

Anônimo disse...

é uma pouca vergonha ninguem fazer nada com esses menores imprudentes, acredito que na hora de falar dos direitos da criança e doa adoescente todos se lembram mas na hora de punir não..bulling é crime..pior ainda é a escola nada fazer acontecendo o fato dentro do patio da mesma..

Frank Pereira disse...

Pois é... agora é moda né? A toda hora estamos vendo matérias do gênero em rádio, televisão e jornal, e pensamos que esse tipo de absurdo só acontece longe de nós. Mas a verdade não é essa. Esse é um exemplo de que estamos sujeitos a toda e qualquer tipo de crueldade. De quem é a culpa? A quem podemos responsabilizar por esse tipo de insanidade mental? No meu ponto de vista a falta de educação é o principal fator causador desse tipo de ato insano. E que educação é essa? Acho que a educação começa em casa, na família, e depois parte dela é submetida a escola, mas sempre com a participação da família, da educação familiar. Esse tipo de crueldade cometida por alguns "menores maiores", para mim, é responsabilidade dos pais. São eles que devem ensinar para seus filhos o certo e o errado. E cabe a nós, a sociedade em geral, quando presenciar esse tipo de crime, denunciar a polícia e ao "famoso" CONSELHO TUTELAR para que se possa então amenizar essa situação e depois procurar realizar um trabalho em conjunto para de vez por um ponto final no chamado "bulling".

Anônimo disse...

Até quando vamos ter que aguentar isso. Quando um professor toma alguma atitude é afastado sumariamente (como foi noticiado na midia recentemente) e nada acontece com os adolecentes ou com seus pais ou responsáveis.
Os pais tem que tomar consciência do que os seus filhos estão fazendo e participar mais de suas vidas.

Anônimo disse...

http://jus.uol.com.br/revista/texto/18907/o-bullying-e-a-responsabilidade-civil-do-estabelecimento-de-ensino-privado



A conduta agressiva de alunos sobre seus colegas, sob a omissão dos estabelecimentos de ensino, gera danos que deveriam ser reparados pelos que teriam o dever de interferir.

Anônimo disse...

NÃO ESQUEÇAM: Os bullings, com os seus atos agressivos e danosos, violam os direitos de suas vítimas. Diversos direitos tutelados pela Constituição Federal e pelo Estatuto da Criança e do Adolescente são atingidos com essa prática lesiva. Em especial, violam-se também os direitos da personalidade como a intimidade e a honra. Os direitos personalíssimos existem desde o nascimento, permanecem por toda a vida e ninguém deve infringi-los.

E o responsável pelo estabelecimento de ensino é quem deve responder por isto, porque o aluno fica aos seus cuidados.


DENUNCIE!!

Anônimo disse...

me apavorei agora, como é que podem fazer uma coisa dessas??? gente que leu isso, DENUNCIE, porque a gente não pode ficar calado com essa barbaridade acontecendo, por favor, fassa sua parte, DENUNCIE !

Anônimo disse...

É realmente preocupante acontecerem estas coisas na comunidade estudantil. Mas vale lembrar, que isso é com certeza testemunhado por mais pessoas, sou os parabéns pela leitora ter tomado a iniciativa de enviar este texto, pois tenho certeza que mais gente viu, mas só ela escreveu. Por que isso? As pessoas preferem não se envolver, para evitar possíveis encomodações...
Bom seria que houvesse mais fiscalização não somente pela escola e isso inclui todas as escolas, assim como a comundade em geral.

Unknown disse...

Porque pensam que PM é diferente e que não existe tal violência?
Qual familia se sente segura a mandar um filho pra escola?
Nem a escola, nem professores, diretores, estao preparados para isso em PM! Tem medo de pegar o telefone e denunciar! Quantos ja devem ter sofrido neste colegio e em outros, nem quero pensar! Que seres humanos estão formando? quem sofre bullying hoje, poderá cometer atrossidades depois, é a lei da vida: ação e reação! Pelo amor de Deus.
Deixo um texto que li que acho que cabe a este fato tbm.
As escolas precisam trabalhar com as habilidades sociais e emocionais, além da cognitiva. Não é possível que o espaço sagrado em que se ensina e se aprende seja reduzido a um palco de preconceitos e chacotas. Há quem diga que sempre foi assim. Há algumas diferenças. A falta de diálogo em casa e o cyberbullying ampliam o problema.
O bullying é uma covardia, uma agressão à alma. Os seus efeitos podem ser amenizados se os pais conversarem mais com os filhos. O grande problema do bullying é o silêncio. A vítima sofre em silêncio, não divide com ninguém a dor pelo sarcasmo de que foi vítima. Bullying é mais do que violência escolar. Bullying é violência continuada, repetida. É a humilhação moral ou física em que os mais "poderosos" subjugam os "diferentes".
É preciso trabalhar essa temática em sala de aula nas diversas disciplinas. O aluno tem de perceber que as "brincadeiras" agridem, humilham. É a regra de ouro da ética:”não fazer ao outro o que não gostaríamos que fizessem conosco".
Escola que apenas ensina a decorar não é escola. Família em que não há conversa não é família. Escola e família precisam estar juntas nesse processo essencial de educar a pessoa humana para o seu equilíbrio e para a convivência harmoniosa com os diferentes. É assim que se previnem essas tragédias. Com inteligência, não com violência nem com soluções mágicas.

S.A. disse...

Hoje em dia a EDUCAÇÂO no Brasil está muito a dever, por começar em casa onde muitos pais nem sabem o que os filhos fazem na escola, na rua.
Na minha época e de muitos onde a educação se aprendia em casa.
Crianças agridem professores, crianças brigando na rua, até onde isso vai Deus do céu.
E é todo dia se vê noticiários do genero na TV.
Atenção 'PAIS' fiquem de olho nos teus filhos.
Hoje está tudo bem... e amanhã?

Anônimo disse...

Concordo quanto ao fato que devemos DENUNCIAR, mas não precisa ser na imprensa (o blog no caso), a pessoa que viu errou por não ter "perdido um tempinho para nao se atrasar no trabalho", jura!!! e procurar alguém da escola para expor o ocorrido desde a primeira vez que viu, foi omissa.

Anônimo disse...

Olha é muito fácil criticar a escola, mas do jeito que a educação está em Pinheiro Machado a coisa é complicada.
Não tem professores para dar aula, o que dirá para cuidar o pátio, os que tem, se viram em dez para poder atender precariamente as necessidades da escola, é um entra e sai de professor a todo dia e isso eu falo no geral.É uma anarquia total e ainda falam em "qualidade na educação". Desse jeito tá brabo e ainda querem índices!!
Ah, por favor!!! vão se organizar primeiro antes de iniciar um ano letivo!!!

Anônimo disse...

Concordo plenamente com os anônimos das 20:36 e 22:00.
Até parece que essa funcionária é um exemplo, não chega atrasada!!!
Duvido que algum funcionário chegue na Prefeitura às 12h.
Ele poderia ter entrado na escola e conversar com a direção.
Garanto que não ia ser demitida por chegar atrasada, não precisava ir direto denunciar no blog.

L.F. disse...

Não sei qual o enfoque certo a usar nessa situação. Se o da pessoa que mandou a mensagem,mesmo talvez tendo preferido fazer pelo canal de informação em vez de ter feito na escola.Ou o que defende que isto deveria ter sido avisado antes...
Imagino que em uma escola com tantos alunos seja realmente difícil monitorar a todos, mas acho que ao mesmo tempo colocar esta incumbência sobre quem passa ou mora defronte, também seja complicado. A final, principalmente se as pessoas não fazem parte da comunidade escolar, como vão entender a rotina e as normas estabelecidas, basta ver que até agora foi apenas uma que resolveu se manifestar e talvez dependend do contexto, acabe sendo a última ao imputarem uma culpa a ela por ter presenciado entre outros e ter resolvido falar,ao passo que muitos preferem calar...
Isso não é nem questão de culpar a instituição, mas sim de um chamamento aos pais e responsáveis, para que fiquem mais atentos à conduta de seus filhos, como tanto tem sido recomendado na própria mídia televisiva ultimamente...talvez isso sendo feito com mais intensidade, acabe surtindo um efeito mais firme e duradouro no convívio social de tantas crianças...

taisgasque disse...

É uma hipocrisia mandar publicar o fato no blog e diante da situação não tomar nenhuma providência!

Diuliane disse...

Não existem palavras que definan o quão chocante é o relato da cidadã que presenciou essa atrocidade. É triste acreditar que isso esteja acontecendo em nossa cidade, mas não podemos simplesmente fechar os olhos e não reagirmos contra fatos como esse. PM não é diferente de nenhuma outra cidade, não possui crianças e adolescente distintos de nenhuma outra sociedade, então nessas horas eu me pergunto também "Por que as pessoas pensam que PM é diferente e que não existe tal violência?"
Diante de tantos acontecimentos na mídia referentes ao Bullyng, cabe perguntar também
"Qual familia se sente realmente segura a mandar um filho pra escola?"
Não acredito que o momento agora seja de julgar somente esse acontecimento na escola Manuel Prisco, creio que o devemos nos perguntar é:"Quando que as secretarias responsáveis pela educação no município irão preparar professores, diretores, orientadores, e sabe-se lá mais oque for possível para atuarem em situações como essa, e a prevenir esse tipo de atitude?". É notório a falta dessa preparação em qualquer escola do município. É (pra não ser exagerada) possível que o bullying aconteça em nossas escolas já a um bom tempo.
Gostaria de ressaltar também, que devemos analisar os fatos de todos os ângulos possíveis, e não somente odiar e repudiar esse tipo de atitude. Não podemos nos esquecer que somos aquilo que aprendemos em casa, aquilo que a sociedade nos forma, e assim poderemos corrigir também as raízes dos problemas. Devemos lutar pela melhoria na segurança das escolas: SIM, melhoria na formação dos professores: SIM, mas também devemos lutar pela formação de profissionais na educação que saibam perceber, reconhecer, reaccionar e compreender quando vêem um aluno com problemas, (por traz de qualquer atitude do ser humano, há um indivíduo com uma história que transpassa nossa capacidade comum de observação, nós nos tornamos cegos frente aos problemas da humanidade), e assim ajudá-lo da melhor forma possível. Temos que lutar para encontrar uma maneira de formarmos indivíduos com humanidade, caráter, respeito e dignidade. Precisamos de mais segurança, de mais confiança nas escolas.

Anônimo disse...

Deu tempo de ver tudo isso, mas não deu tempo de avisar a policia, é meio estranho.

Anônimo disse...

A educação em P.M era boa, quando colocavam estagiários como titulares, alunos que faziam Letras davam aulas de ciencias,historia,artes, geografia.Eta educação de qualidade!

Anônimo disse...

não deu tempo de avisar a policia assim como não deu tempo ainda para a prefeitura fazer o muro da escola. de quem é a culpa, pois o prefeito vive falçando que se preocupa com a educaçãO.

Anônimo disse...

Concordo e parabenizo a colocação da Diuliane.
Creio que é por aí que a coisa vai, antes de ficar julgando o porquê da pessoa ter feito a opção de enviar o e-mail para o Blog, do que se envolver com a direção da escola e etc...creio sim que se deve pensar na questão familiar que é onde tudo começa e na falta de estrutura de apoio aos professores e diretores de nossas escolas...

Anônimo disse...

primeiramente eu estudo nessa escola e nunca vi fazerem issu, dmanha muito menos, até tem uns alunos que mexem com as pessoas, mas nunca chegaram a fazer esse absurdo, só acredito vendo, tens provas para provar que issu é verdade? alguem ae ja presencio issu?
por favor quando foi enventa, enventa uma mentira melhor!

Victor C. disse...

Mas que pouca vergonhaa, que Barbaridade... SABE O QUE FALTA? reclamarem menos e tomarem mais atitude!
E, por favor, para aqueles que tenham CORAGEM suficiente para escrever e desabafar, que honrem como são e POSTEM seus NOMES!!!
Obs.: Não sei se de fato o acontecido é verdade... Porém quando criança eu estudava nesta escola e sofria VÁRIOS tipos de preconceito, e, como no mundo hoje, tudo evolui, creio que a agressividade continuará... até que medidas mais cabíveis aconteçam.

Anônimo disse...

RESPOSTA AO ANÔNIMO DE 17 DE DE ABRIL 14:13
VOCÊ ESTÁ MUITO ENGANADO E INFELIZ DIZENDO QUE EDUCAÇÃO DE QUALIDADE ERA NO TEMPO DOS ESTÁGIAROS, ESTES AINDA CONTINUAM ESTAGIANDO, NÃO SOU CONTRA AO TRABALHO DOS MESMOS ,MAS UM PROFESSOR LEVA ANOS PARA TIRAR UMA FACULDADE SE VOCÊ NÃO SABE E QUEM NÃO É DA ÁREA NÃO TEM CONDIÇÕES DE DAR UMA BOA AULA.GOSTARIA QUE ALGUM DESSES LHE ATENDE-SE COMO MÉDICO.

Anônimo disse...

pois é trist tudo isso mas não adianta ver não fazer nada e depois relatar aos 4 ventos acho que o responsavel é quem v e não toma uma atitude ver criança ser torturada humilhada abusada e penssar em horário "POR FAVOR" DAI DEPOIS VIR PARA A MIDIA EXPOR é d mais.Me responda vc não keria defender as crianças e sim denegrir a imagem da escola to certa???? em uma hora dessas QUEM É RESPONSSAVEL NÃO CONTA O QUE CONTA É QUE TODOS SOMOS HUMANOS MÃES PAIS E NÃO PODEMOS VER UMA CRIANÇA ABUSADA E FIKAR PENSANDO QUEM É RESPONSSAVEL. SEM NOÇÃO SOU FUNCIONÁRIA PUBLICA NA ÁREA DA LIMPEZA E AS CRIANÇAS PARA MIM SÃO TODOS MEUS FILHOS JAMAIS TENHO NECESSIDADE DE VER QUEM É O RESPONSÁVEL QUANDO ME DEPARO COM UMA SITUAÇÃO ASSIM EU SOU A RESPONSÁVEL POR SOCORRER QUEM ESTIVER INDEFESO."DESCULPE MAS SUA ATITUDE NÃO TEM FUNDAMENTO"