28 de abr. de 2009

Desemprego em todos os cantos

O recente processo seletivo simplificado (nome nada simplificado) para agentes comunitários de saúde e de combate a endemias realizado pela Prefeitura em Pinheiro Machado deu uma dimensão do desemprego em Pinheiro Machado.

Pouco mais de 20 vagas, para um contrato em um período curto e com um salário que gira em torno do mínimo nacional, para uma função que, embora seja totalmente digna e muito necessária, faz os profissionais enfrentarem vários tipos de dificuldade.

Mesmo assim, aproximadamente 330 pessoas se inscreveram (cerca de 2,5% da população total do município). Realmente, um número impressionante. Ainda mais se levarmos em conta que a seleção abria vagas para apenas uma área de abrangência (no caso, a saúde) e exigia apenas ensino fundamental (um erro, na minha opinião).

O resultado deve sair no final desta semana.

Um comentário:

Vinicius Peraça disse...

O alto índice de desemprego é comum na maioria das pequenas cidades. Ainda mais no caso de Pinheiro, onde nunca houve por parte dos governos investimento sério e comprometido com educação de qualidade, atração de novos investidores para comércio ou atividades ligadas à realidade local. Por exemplo: Pinheiro é a terra da ovelha mas nunca ouvi falar de uma única tentativa realmente efetiva de valorizar isso. fazer a Feovelha uma vez por ano e depois esquecer o assunto não resolve...