29 de abr. de 2009

MEC divulga resultado do ENEM 2008

O Ministério da Educação, através do INEP, divulgou nesta terça o resultado por estabelecimentos educacionais do Exame Nacional do Ensino Médio 2008 (Enem). A média nacional ficou em 50,52 pontos e das 26 mil escolas avaliadas em todo Brasil, 74% das escolas acabaram obtendo nota abaixo da média. O índice aumenta se levarmos em conta apenas instituições públicas: 89% ficaram abaixo da média.

Em Pinheiro Machado, a única instituição de nível médio, o Colégio Hipólito Ribeiro, foi uma das instituições à engordar esse índice: obteve média de 49,74 pontos, pouco abaixo da média nacional. Dos 93 matriculados no Hipólito, aptos a realizar o teste, apenas 32 participaram.

Pelo segundo ano consecutivo, o campeão nacional do ENEM foi o Colégio Particular São Bento, do Rio de Janeiro (RJ), que obteve média 80,58 pontos. Entre as escolas públicas, o melhor resultado ficou com o Colégio da Aplicação da Universidade Federal de Viçosa (MG), 3º colocado no geral, com 76,66 pontos.

Em relação ao Colégio São Bento, o grande bi-campeão, a curiosidade é que a instituição é administrada por padres beneditinos e só admite alunos do sexo masculino. A mensalidade para o ensino médio é bem salgada: varia entre R$ 1.600 e R$ 1.750.

Nenhum comentário: