10 de abr. de 2009

Um bom exemplo...

Foto: Julio Peraça
Recentemente, a Prefeitura Municipal de Pelotas instalou pelas ruas da cidade várias lixeiras, como a da foto ao lado, para a coleta seletiva de lixo.

Bem que a Prefeitura Municipal de Pinheiro Machado poderia aproveitar o exemplo.
Embora não exista a coleta seletiva no município, o governo municipal poderia adquirir pelo menos duas lixeiras semelhantes a estas e colocar nos arredores da Praça Angelino Goulart.

Especialmente após os finais de semana, a praça e as ruas que à cercam ficam imundas, devido ao lixo que nós mesmos espalhamos, principalmente pela falta de locais apropriados para o seu depósito.

Um pouquinho de boa vontade dos administradores aliado a uma melhor educação nossa, poderia dar um bom resultado.

4 comentários:

João Luiz Gallo Faria disse...

Boa Tiago!
A prefeitura alem de colocar as lixeiras, deveria, começar um trabalho de conscientização da população sobre a coleta seletiva, para que em breve fosse colocado em pratica a coleta seletiva no municipio. Pois ja eh fato que o nosso aterro sanitario esta sucateado e nao tem capacidade e nem condições de um armazenamento seguro, ja que o aterro deveria servir apenas para o deposito do lixo orgânico.

Vinicius Peraça disse...

Tem muita coisa errada. O sistema de coleta de lixo em Pinheiro é precário, com caminhões sucateados, trabalhadores andando sem proteção adequada, etc. E quanto à coleta seletiva, basta um pouco de vontade para instalar as lixeiras e fazer um trabalho de conscientização. Mas tem outra coisa: o que o pessoal é relaxado, é brincadeira...

Letícia Alves disse...

Bom, posso falar da onde eu trabalho... Em canguçu a coleta seletiva de lixo, funciona atraves de uma cooperativa... O que gera emprego e renda ao municipio. A contrapartida da prefeitura é emprestar os caminhos de lixo pra q essa coleta possa ser realizada. ela não funciona exatamente como foi planejada, em muito pq falta da prefeitura, q as vezes esquece de enviar os caminhoes, ou os mesmo estragam. Mas acho q pra cidades pequenas como canguçu, pinheiro e etc. é uma forma de se organiza e resolver em parte o problema do lixo. Até pq estes conteiner's que Pelotas adquiriu, são importados e de um custo enorme ao municipio, que com o porte da cidade até é compatível mas também foi mal planejado, pq o q se (eu presencio ao passar na avenida Bento)é lixo jogado por toda a volta que os catores entram nessas lixeira e fazem a "alaúsa". Sem extremismos, acho que a solução é mais simples do que se apresenta, o q se precisa mesmo é Boa Vontade! bjo

Tiago Fagundes disse...

Com certeza, concordo com grande parte do que foi colocado aqui.
Acho que nossa coleta, bem como nosso armazenamento do lixo, t[a mto longe do ideal.
Qto às lixeiras, a idéia é pelo menos colocar um recipiente na praça, pq é mta sujeira espalhada. Não precisariam serem como os de Pelotas, mas q pelo menos, existissem.
Já seria alguma coisa, pelo menos.
Valeu pelos comentários!