21 de jul. de 2009

Amarrando Ideias - As experiências do Conae

Por Marilete Peres
Colunista do Blog

A Conferência Nacional de Educação - Etapa Municipal aconteceu nos dias 16 e 17 de julho e trouxe ao nosso município vários professores conceituados da UFGRS, como a ex-secretária de educação do Estado, profª Lucia Camini, também de Porto Alegre os professores Alexandre Rossi e Rosa Mosna.

De Bagé vieram as profªs Maria Beatriz Luce, reitora da Unipampa e a profª Alissandra Hampel da Urcamp, de Pelotas as profªs da UFPel Maria de Fátima e Rita Cóssio, que muito enriqueceram a discussão sobre a educação nacional para os próximos dez anos. Importante destacar que todos estes professores vieram a nossa cidade, sem cobrarem nenhum valor. Somente o município se encarregou de oferecer transporte e alimentação para eles.

Tivemos a presença de quase a totalidade dos professores municipais, além de representantes de outras entidades ligadas à educação, como também professores da rede estadual , que puderam se manifestar durante a Conferência.

Dos debates que ocorreram foram feitos vários destaques ao documento referência apresentado, os quais serão, agora organizados na SMEC e encaminhados a Comissão Estadual da CONAE, também estes estudos servirão de base para a elaboração do novo Plano Municipal de Educação.

No último dia do evento foram eleitos, pelos participantes através de voto, quatro representantes, para se fazerem presentes na Conferência Estadual de Educação, que ocorrerá no mês de outubro. Foram eleitos: Ronaldo Madruga, Teresinha Barcellos, Marilete Peres e Maritana Garcia.

Espero que estejamos a altura para levar as reivindicações de nosso município, na etapa estadual, para a construção do novo Plano Nacional de Educação, para que seja contemplado melhorias na qualidade na educação nacional, estadual e também municipal, além de acesso, permanência e sucesso de todos.

Marilete Peres é professora estadual e municipal. Atua também no Conselho Municipal de Educação e é formadora do curso de Introdução a Educação Digital. Assina a coluna Amarrando Ideias, que aborda assuntos de interesse da cidade, em especial, a educação.

Nenhum comentário: