22 de jul. de 2009

Buscando Rumos - Tá certo isso?

Por Luiz Henrique Chagas da Silva
Colunista do Blog

Já chega atingir a monotonia a avalanche de acusações que são noticiadas sobre o Senado Federal, chegando ao extremo do Presidente da República ridicularizar aquela Casa Legislativa, quando deveria prestigiá-la.

Não bastasse tudo isso, coloca-se para presidir a Comissão de Ética do senado, um aliado do presidente Sarney, que vem afirmar não interessar a opinião pública e que os atos tidos como irregulares são uma prática antiga do Senado. A CPI da Petrobras será presidida e relatada por políticos membros do governo. Então, para que CPI? Você acredita em isenção?

No Rio Grande do Sul, manifestações são constantes contra a Governadora do Estado; em São Paulo existe uma obra de uma creche, paralisada a longo tempo e que ninguém sabe informar se é da União, do Estado ou do Município, mas que tem trazido grandes dificuldades aos moradores da região.

Na marcha dos Prefeitos à Capital Federal, o governo alcançou aos postulantes grandes melhorias, inclusive com redução do valor da contrapartida em todas as obras do PAC (quantos municípios serão beneficiados com a medida?). Determinou a destinação de mais de um bilhão de reais para o programa habitacional do Governo Federal, para os municípios com menos de cinqüenta mil habitantes, residindo aí a nossa esperança de que tenhamos efetivamente um programa de construção de moradias no município.

Trocam-se farpas em todas as oportunidades, realizam-se calorosa discussões no Senado Federal, mas detalhes pequenos, que conduzem as irregularidades, não são sequer debatidos, como por exemplo, a liberação de rádios comunitárias para o sul do Brasil (porque para o norte e nordeste tem publicações seguidas).

Como pode haver uma demora de mais de cinco anos para a homologação de uma rádio comunitária? Excesso de pedidos? Será que não há funcionários suficientes? Não sei, o que é sabido e indiscutível é que se tivéssemos em número de eleitores, o que temos em dias esperando a solução, isto já teria sido resolvido.

Luiz Henrique Chagas da Silva Henrique é editor do Blog Tu Já Sabia e radialista nas horas vagas. Nascido em Herval, mas pinheirense por opção, assina a coluna Buscando Rumos.

Nenhum comentário: