23 de jul. de 2009

Coluna de Quinta - Vergonhoso

Por Vinicius Peraça
Colunista do Blog

A situação do lixão de Pinheiro é vergonhosa. E não é de hoje, é desde muito tempo. O post publicado aqui no blog há poucos dias mostrou o que acontece desde que me conheço por gente. Nunca houve preocupação em encontrar um local adequado para o lixo. Muito menos em levar adiante algum projeto de coleta seletiva, o que, aliás, poderia gerar renda às famílias que recolhessem e separassem o material reciclável para vendê-lo a alguma empresa especializada neste reaproveitamento.

Caso ainda não tenha sido percebido, Pinheiro está cada vez mais pobre e com pessoas sem emprego, precisando de alguma renda para pôr comida na mesa. Melhorar a situação desse pessoal que já anda pelas ruas catando latas pode até ser uma tarefa complicada, mas se torna menos difícil quando se deixa de fazer politicagem e se passa a planejar e executar ações concretas.

Quando a liderança embriaga

É difícil saber lidar com a posição de líder. Há quem confunda liderança com superioridade. É bom que se explique, existem diferenças. A principal é que o líder se faz através de respeito, competência e carisma. E estes não se perdem, fazem parte do caráter.

Já a superioridade tende a ser passageira. Especialmente para quem faz essa confusão. Mas sempre há tempo para rever conceitos.

O jornalista pinheirense Vinicius Peraça escreve a seção Coluna de Quinta, onde fala sobre assuntos de Pinheiro Machado. Mas também pode produzir outros textos. Sempre, é claro, às quintas-feiras.

Nenhum comentário: