26 de jul. de 2009

Pirâmide Invertida - Os desafios de uma comunicação regional

Por Nadianne Momo
Colunista do Blog

Participei com muita honra esta semana, do 1° Seminário Interno do jornal A1ªFOLHA com o tema “Os desafios de uma comunicação regional”. O evento está de parabéns e foi muito importante para toda equipe. Nós jornalistas precisamos estar em constante reflexão sobre o nosso trabalho.

Fazer jornalismo aqui na nossa região não é tão fácil, nem tão barato como se pensa. Abrir rádios e jornais é fácil, mantê-los é que é um trabalho árduo. Cada uma de nossas cidades tem suas características próprias. Pinheiro Machado é um tanto conservadora; Candiota mista porque tem grande população flutuante; Hulha é empreendedora e aberta ao novo; Bagé tradicional; Enfim cada cidade tem sua linguagem, estilo e forma de receber as notícias, filtrá-las ou interpretá-las.

Alguns veículos se prendem ao governamental, outros ao popular, mas o fato é que, grande parte da população, infelizmente, preserva a mentalidade interiorana, entendendo ser útil e absolutamente verdadeiro, apenas o que passa na RBS ou está na Zero Hora. Muitas vezes, aquela rádio comunitária do bairro onde moram é mais ética e preocupada com a comunidade onde está inserida, do que os grandes meios.

Assim, vale lembrar aos empresários, que muitas vezes se furtam de um anúncio na rádio ou jornal, achando caro, que a divulgação e valorização é importante. Poucos são capazes de mensurar ou compreender a abrangência destes meios.
Valorizar o que é nosso é também uma forma de cidadania. Os veículos (rádio, jornal, tv, blogs) precisam desse aporte financeiro para sobreviverem, para que os profissionais coloquem para a comunidade interessada, as notícias da região com ética, verdade, comprometimento e credibilidade.

Nadianne Momo é jornalista com pós-graduação em gestão de pessoas. Nascida em Bagé, mas radicada no município vizinho de Candiota, assina a coluna Pirâmide Invertida, que abordará assuntos de interesse da região.

Um comentário:

sem medo de ser feliz disse...

Quero parabenizá-la pelo comentário, acho que enquadra-se em vários Municípios, como o nosso, Dilermando de Aguiar, que é muito conservador.

Valeu,

Rubem Antunes Brasil
Coordenador Adjunto da Rádio Comunitária Pompéia FM - Dilermando de Aguiar