22 de out. de 2009

Energia Eólica volta a ser assunto

Anunciada como possibilidade no início do ano, quando a empresa AVIR demonstrou a intenção da instalação de parques eólicos em Pinheiro Machado, o assunto voltou as manchetes nessa semana. Na edição desta quinta, o jornal A 1ª Folha dá destaque a visita de representantes do grupo francês Voltalia ao executivo municipal.

Segundo o vice-prefeito Zé Antônio, que também é coordenado de uma comissão que faz o intermédio entre as empresas e os proprietários de terras, provavelmente no próximo mês devem ser instaladas duas torres de medição no município, da empresa AVIR.

A expectativa continua a mesma: de que seja instalado na região o maior parque eólico da América Latina, com instalações em Pinheiro Machado, Bagé e Pedras Altas.

Um comentário:

Vinicius Peraça disse...

Expectativa existe. A questão é que a instalação dos parques depende dos leilões energéticos, que envolvem propostas de venda de energia eólica de todo o país. É uma questão de concorrência e não tanto de potencial. A região sul do RS realmente tem um dos maiores potenciais eólicos do país. Depende de vencer os leilões para que haja a possibilidade de instalação dos parques. Acho que é isso. Ou não, hehehehe.