20 de out. de 2009

Falta ou não falta água?


Como já era previsto, o principal assunto na sesão legislativa desta terça foi a situação da barragem de abastecimento de água de Pinheiro Machado, com a presença no plenário do gerente local da Corsan, Jéferson Oliveira.

Antes do gerente usar a palavra, o vereador Adroaldo Azambuja (PDT) apresentou um vídeo amador, com cerca de 30 minutos, onde ele mesmo caminhava por dentro do local onde havia água e não há mais depois do rompimento. Para os leigos, o vídeo é realmente preocupante. A barragem está cerca de 1m40cm abaixo de seu nível normal, como confirmou o gerente. O local onde aconteceu o rompimento também assusta: foram-se água abaixo cerca de 22m de taipa, com uma altura de pouco mais de um metro, justamente o que foi construído na última obra da barragem.

Dado, assim como todos os outros vereadores, se mostraram preocupados com a situação. Assim como ele, o vereador Alex Sandro (PT) disse não ter nada contra o gerente, como "foi dito pela rua". Ambos usaram palavras semelhantes: "Independente de cor partidária ou de quem seja o responsável, estamos preocupados é com a situação".


Gerente tranqüliza

Ao usar a palavra, o pupular Gegê fez questão de frisar que estava no plenário por iniciativa própria e que também estava disposto a responder todos os questionamentos, inclusive, da plateia.

Para embasar suas palavras, Gegê tinha em mãos laudos assinados por engenheiros da Corsan, inclusive, pelo Chefe do Departamento de Obras e Manutenção da Região Sul, Mário Silva, o qual garante: não há risco eminente de faltar água, embora a barragem esteja comprometida.

Segundo os técnicos da Corsan, especializados no assunto que visitaram o local, com as bombas de sucção que trazem água para o reservatório em funcionamento, o volume que chega ao mesmo é de 30 litros por segundo, enquanto a barragem receberia dos afluentes cerca de 500 litros no mesmo período. "Claro que se as obras não começarem e ficar muito tempo sem chover, pode sim faltar água, como em qualquer lugar", frisou.


Obra deve começar na próxima segunda-feira

Segundo Gegê, o engenheiro garantiu que as obras de reparo começarão no máximo na próxima segunda-feira e a previsão é de no máximo 20 dias para a execução. Entretanto, o gerente diz que não será construída uma nova barragem, e sim, o reparo do que foi levado pelas águas. O motivo, segundo ele, seria o contrato entre Prefeitura e Corsan, que estaria vencido desde 2004. Assim, será realizada apenas a obra de emergência.

Para finalizar, o gerente fez questão de frisar o cuidado com o gasto do dinheiro público, para que não houvesse precipitação de gastar mal ou além do necessário. "Não quero que aconteça o que houve com o calçamento. Trouxeram uma empresa para manutenção que não entendia nada do assunto e as ruas ficaram do jeito que estavam. No fim, acabamos gastando dobrado para reparar tudo", disse.

4 comentários:

Anônimo disse...

Acho importante esses esclerecimentos pois não queremos ficar como Bagé que mesmo em periodos de chuva sofre com falta de agua!!!mas um fato tbm preocupa pois noto um descaso com a população que sempre faz a sua parte a cerca d 5 dias um vazamento ocorre na rua barão do rio branco proximo ao salão união democrata e a corsan ja foi avisada e nem ao menos passou pelo local...é lamentável e dpois querem que a população faça a sua parte economizando...e qdo estiver faltando qm paga o pato???

Jeferson Oliveira disse...

fiquei sabendo desse vazamento ontém, dia 20/10,e no mesmo instante repassei o serviço para a empresa tercearizada que presta serviços para a CORSAN, pois foi quem executou o mesmo. Desde já agradeço, e faço questão que outros vizitantes deste importante instrumento de comunicação faça como você, pois só assim teremos um serviço público mais confiável.
Atenciosamente
Jeferson Oliveira
Chefe da CORSAN de Pinheiro Machado.

Anônimo disse...

ok!!!e vamos esperar que seja solucionado o mais breve possivel!!!pois precisamos saber respeitar e esse bem tão precioso!!!estamos de olho!!!
parabens Tiago por abrir esse espaço pra comunidade!!!

Anônimo disse...

Pronto solucionado o problema!!!a população e a Natureza agradecem!!