12 de nov. de 2009

Buscando Rumos: Movimento Negro

Por Luiz Henrique Chagas da Silva
Colunista do Blog

Não faz muito tempo foi realizado um concurso público nacional visando selecionar um projeto arquitetônico que culminaria com a construção de um monumento dedicado aos Lanceiros Negros, na localidade de Porongos, interior do nosso município, haja vista que foi naqueles morros, que ocorreu o episódio envolvendo a Infantaria Negra comandada indiretamente por David Canabarro e as forças imperiais sob comando do conhecido revolucionário Moringue. O que se viu foi um projeto faraônico, com um custo estimado em torno de um milhão e meio de reais e que, não seria necessário dizer, era uma utopia a sua construção.

Propomos na Câmara de Vereadores a construção, aqui na cidade, de um monumento, cujo projeto foi de autoria do nosso conhecido artista Flaubiano D’Ávila, sendo que naquela oportunidade, fomos contrariados sob a argumentação de que deveríamos primeiramente construir o que fora aprovado no concurso público para a localidade de Porongos.

Este ano, mesmo sem monumento, a localidade de Porongos estará em festa na noite de 13 para 14 de novembro, oportunidade em que o Movimento Negro Zumbi (Pinheiro Machado), com apoio da Prefeitura Municipal, estará realizando uma noite de vigília, com momentos culturais diversos, e que já está contando com a presença de representantes de Guaíba, Bagé, Piratini e obviamente, da nossa cidade.

Tendo sido convidado por Benoni Araújo, para auxiliar, quase nada fizemos, mas acompanhamos o trabalho do mesmo e resta-nos a convicção de que teremos uma belíssima festa, quem sabe um marco para futuras atividades culturais e que venham contribuir também para o desenvolvimento do turismo em nossa cidade, pois recordo-me perfeitamente que em anos anteriores, visitantes de outros municípios (Guaíba e Porto Alegre), chegando naquele local (Porongos), foram tomados por reações diversas, alguns chorando, outros recebendo manifestações espirituais e outros ainda colhendo materiais, como pequenos galhos, pedras e outros para levarem consigo como recordação do local.

Luiz Henrique Chagas da Silva Henrique é editor do Blog Tu Já Sabia e radialista nas horas vagas. Nascido em Herval, mas pinheirense por opção, assina a coluna Buscando Rumos.

Nenhum comentário: