12 de nov. de 2009

Coluna de Quinta - Mário Sérgio está certo, mesmo errando

Por Vinicius Peraça
Colunista do Blog

Foto: Antônio Carlos Mafalda
A imprensa está mordida. Como pode um treinador declarar guerra aos jornalistas esportivos?! Abrir o jogo publicamente que enxerga qualquer microfone, câmera ou bloco de notas como um inimigo potencial foi uma afronta aos repórteres e comentaristas, tão cheios de si e inatacáveis.

Mário Sérgio, mesmo errando ao exagerar na dose, está certo. A mídia esportiva em geral vive criando fatos. E nenhum exemplo é melhor do que o Internacional. Se vence um jogo com um passe de D’Alessandro, vira o melhor time do Brasil e o camisa 10 colorado “o” craque que faz a diferença. Se perde, é o fiasco do ano, com jogadores caros e futebol medíocre. É assim que funciona nos jornais, rádios e TVs.

É essa falta de critério que incomoda. Quando o técnico do Inter afirma que os repórteres passam grande parte dos treinamentos de costas para o campo, batendo papo, não deve estar mentindo. Já vi isso em Pelotas, cobrindo treinos dos times locais. Então porquê exigir treinamentos abertos à imprensa?

Mas o que mais dá razão à fúria de Mário Sérgio contra a imprensa é o fato de a culpa pelo fracasso do Internacional não ser dele. Não foi o treinador que bateu na porta do presidente e garantiu o título nacional. A diretoria do clube foi buscar o profissional, sabendo de suas virtudes e defeitos. Pois então, se os resultados não são os melhores, o equívoco é de quem o contratou.


Cada vez mais perdido

O Grêmio só dá razão à minha teoria de o ano que vem está perdido. Depois de uma espera de quase 40 dias por um técnico que seria o coordenador de todo o futebol, desde a base até o profissional, ele deixa o clube antes de completar a temporada. Ele, desde o início das negociações, era visto como a esperança de organizar o time a partir de 2010.

E quem senta nas cadeiras estofadas das salas refrigeradas do Olímpico não faz a mínima ideia do que fazer do clube. Sem títulos, sem diretoria competente e, agora, sem um rumo para o time. 2010 vai ser longo...

O jornalista pinheirense Vinicius Peraça escreve a seção Coluna de Quinta, onde fala sobre assuntos de Pinheiro Machado. Mas também pode produzir outros textos. Sempre, é claro, às quintas-feiras.

Um comentário:

brunobarao disse...

e quantas vezes nós já não pensamos que o ano que vem era um ano perdido pro grêmio? e quantas vezes não fomos surpreendidos com belas campanhas... se voltar o espírito guerreiro, teu post ano que vem vai ser corrigindo esse... ou não...