20 de jan. de 2010

Buscando Rumos: La Democrácia

Por Luiz Henrique Chagas da Silva
Colunista do Blog

Em todo o mundo, o sistema democrático de governo vem ganhando força em detrimento aos autoritários, isto em razão de diversos fatores já comprovados ao longo dos anos. A máxima do sistema democrático é de que todo o governo é exercido por representantes eleitos pelo povo, que devem direcionar suas ações em nome do povo e voltados ao interesse do povo, isto é: “Do povo, pelo povo e para o povo”.

Para que se possa obter a plenitude do sistema democrático, torna-se fator incondicional o respeito aos direitos e deveres fixados na Carta Magna da Nação, quer pelo povo como pelos governos, entre eles o direito à propriedade, o que vem sendo atacado em nome de um ambientalismo radical. Reservas ecológicas e ambientais dentro de propriedades privadas, índices de produtividades que facilitam a desapropriação, exigência de audiência entre invasores e proprietários que tiveram terras invadidas para que haja a reintegração de posse e elevadíssimos impostos, que, adicionados a distribuição de valores supostamente de cunho sociais, são verdadeiros engodos à população brasileira.

Trata-se, sim, de caminhos encobertos rumando ao autoritarismo já erradicado em tantos países, e que vem agora culminar com o controle sobre os meios de comunicação (censura prévia), faltando somente o fechamento de emissoras de rádio e televisão, sendo que de rádio, em nome de uma legislação que aprisiona e facilita o controle governamental, não permite o funcionamento de emissoras, ainda que de curto alcance, sem que haja a “aprovação” do Poder Federal.

Os meios de comunicação estão veiculando manifestações contrárias a implantação da “censura”, o que pode ser visto em diversos canais de televisão, tendo em vista que este fato é inegável na sociedade brasileira atualmente.

Bradamos aos quatro cantos que somos produtores de etanol em condições de abastecer o mundo, fazemos verdadeira festa com o descobrimento do pré-sal e ainda briga-se pela distribuição dos recursos financeiros que dele virão, nos deixamos tomar pelo narcisismo nacional porque temos uma empresa de petróleo de reconhecimento mundial, porém, o preço do álcool (combustível) é praticamente o mesmo da gasolina e esta terá nova suba de preço em breve e com ela o diesel, o gás de cozinha (GLP) e por conseqüência, o custo de vida ficará mais alto aos brasileiros de qualquer camada social.

Usando um chavão do Senador Mão Santa, é preciso que o povo brasileiro tome consciência e “Atentai bem”, pois não se sabe o que nos espera num futuro próximo, mas que caminhamos para situações inusitadas, isto é inquestionável. É o Brasil combatido querendo voltar pelo Brasil que o combateu.

Luiz Henrique Chagas da Silva Henrique é editor do Blog Tu Já Sabia e radialista nas horas vagas. Nascido em Herval, mas pinheirense por opção, assina a coluna Buscando Rumos.

Nenhum comentário: