15 de jan. de 2010

Consórcio para recolhimento do lixo na região está próximo do pontapé inicial

O prefeito de Bagé Luís Eduardo Colombo, presidente do consórcio, recebeu os prefeitos dos municípios de Hulha Negra, Caçapava do Sul e Pinheiro Machado, acompanhado pelo secretário municipal de Meio Ambiente, Alexandre Melo.

O encontro teve a finalidade de discutir os valores de manutenção dos resíduos e de cada tonelada de materiais que serão recebidos no aterro sanitário de Bagé. Na mesma oportunidade foram avaliados e aprovados os estudos técnicos de funcionamento do consórcio desenvolvidos pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente.

O prefeito municipal de Pinheiro Machado, Luiz Fernando Leivas, acredita que o consórcio dá a oportunidade de realizar o trabalho de coleta de resíduos sólidos com um baixo custo. “Desta forma ainda contribuímos com projetos ligados ao meio ambiente, auxiliamos na criação de políticas públicas de educação ambiental, comportamento, consumo e demais assuntos ligados ao meio ambiente”, avaliou.

O projeto que visa realizar uma gestão dos resíduos sólidos da região, e resolver os problemas em conjunto, já possui recursos garantidos do Ministério de Meio Ambiente, no valor aproximado de 200 mil reais, que serão utilizados para realizar o plano de gestão regional. O secretário Melo acredita que ao iniciar os trabalhos, no mês de fevereiro, cerca de 120 toneladas de resíduos sólidos serão recolhidos diariamente.

Entre outros assuntos, o plano vai tratar de questões como a implantação da coleta seletiva nos demais municípios participantes do consórcio: Aceguá, Candiota, Caçapava do Sul, Dom Pedrito, Hulha Negra, Lavras do Sul, Pinheiro Machado, Santana do Livramento, além de Bagé que já possui o sistema de coleta. Para tanto, cada município deve realizar capacitações técnicas sobre a coleta seletiva.

Se o sistema realmente tiver um custo viável para o município e funcionar de fato, é uma ótima notícia.
Fonte: Jornal Minuano

Nenhum comentário: