23 de jan. de 2010

Embrapa Pecuária Sul marca presença na Feovelha

Considerada a principal feira de ovinocultura do Brasil, a 26ª edição da Feira e Festa Estadual da Ovelha (Feovelha), que será realizada de 28 a 31 de janeiro no Parque Charrua, em Pinheiro Machado (RS), contará com a participação da Embrapa Pecuária Sul, unidade de pesquisa da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento.

Realizada desde 1985 pelo Sindicato Rural de Pinheiro Machado, a Feovelha tem como objetivo proporcionar oportunidades para empresas de todos os portes e de várias regiões do país, além de promover a integração entre produtores rurais, comerciantes e trabalhadores da agroindústria, do comércio e do setor de serviços, fomentando o crescimento do mercado consumidor. Participam criadores das raças Corriedale, Ideal, Merino Australiano, Ile de France, Sufolk, Border Lanchester, Karakul, Texel, Hampshire Down e Crioula.

No dia 29 (sexta-feira), a partir das 17h, a Embrapa Pecuária Sul promove, em parceria com o Sindicato Rural de Pinheiro Machado e a Prefeitura Municipal de Pinheiro Machado, o I Seminário Perspectivas para a Ovinocultura. O pesquisador da Embrapa Uva e Vinho, Mauro Zanus, fará a palestra "Indicação Geográfica para a Qualidade dos Vinhos", seguida de degustação. Na sequência, o jornalista Danilo Ucha, autor dos livros "Cordeiro na Mesa" e "Confraria do Cordeiro" e colunista do Jornal do Comércio (RS), falará sobre "Perspectivas da ovinocultura e da viticultura na região Sul".

Já no domingo, dia 31, às 15h, o centro de pesquisa vai realizar o remate de 10 carneiros da raça Crioula, nascidos entre setembro e outubro de 2008. Os animais foram classificados entre 52 contemporâneos, considerando o peso corporal ajustado aos 100 dias, a média de ovos de parasitos por grama de fezes (o que estima a resistência à verminose), o perímetro escrotal e o peso corporal aos 12 meses. O lote ofertado para a comercialização contempla o primeiro e o segundo colocados – os demais figuram entre os 30 melhores na avaliação.

Durante toda a feira, a Embrapa Pecuária Sul vai expor no estande banners sobre os projetos de pesquisa trabalhados na Unidade envolvendo a ovinocultura: “Estratégias biológicas para a redução da verminose em ovinos” e ”Uso de resíduo taninífero proveniente de processo agroindustrial na verminose ovina”, nas áreas de biotecnologia e sanidade; “Rede de Recursos Genéticos Animais”, “Estratégias genéticas para incremento da prolificidade e produtividade em ovinos” e ”Rede de pesquisa em melhoramento genético dos ovinos”, nas áreas de recursos genéticos, reprodução e melhoramento. Os visitantes também poderão retirar gratuitamente publicações técnicas sobre temas ligados à ovinocultura (também disponíveis no site: www.cppsul.embrapa.br/unidade/publicacoes) e materiais informativos sobre tecnologias desenvolvidas pelo centro de pesquisa.

Nenhum comentário: