18 de fev. de 2010

Buscando Rumos: E o carnaval se foi...

Por Luiz Henrique Chagas da Silva
Colunista do Blog

“Foi mais um carnaval que passou...” Chegamos ao final de mais um carnaval, com todos os percalços costumeiros, chuva, falta de luz, e outros tantos velhos conhecidos problemas, mas de tudo pode-se dizer que a festa do Momo correu dentro da normalidade.

Chamou a atenção no carnaval carioca, pelo menos a minha, o samba enredo da Tijuca, que tratou do “Segredo”, apresentando uma comissão de frente, que valendo-se de procedimentos de ilusionismo, deixou uma sensação de “já ganhou”, sendo que no maior carnaval do Brasil, tudo pode acontecer, coisas maravilhosas surgem, o encantamento é tanto, que mesmo aqueles que não gostam de carnaval, acabam por se render diante do “espetáculo” apresentado pelas agremiações.

Gostei imensamente do tema da Tijuca, que tratando de “segredo”, trata um pouco de todos nós, dos mais diversos acontecimentos da nossa vida. Ou você é capaz de dizer que não possui segredo algum? Sempre haverá um segredo. Fazer “segredo” dos seus “segredos” já é uma forma de admitir que você tem “segredos”. A televisão brasileira, o nosso governo (em todas as esferas), tem seus segredos, o que não raramente são indispensáveis para que se chegue a um resultado esperado. Existem segredos militares próprios de uma nação, também os ditos “segredo de estado”, enfim, em tudo há um segredo.

No baile da segunda-feira na sociedade Filhos da Lua, tão logo a banda Recanto começou a tocar, deu uma pane no sistema de som e que, segundo informou o vocalista Jéferson, originou-se da “queima de uma fonte”. Mas aí tem um “segredo” e que foi revelado: com competência e dedicação dos integrantes do Recanto, a festa continuou. Eles tinham um segredo na manga: até sanar o problema, seguiram tocando com a sonorização “só no retorno”, e com um repertório muito bom, souberam contagiar os foliões, suprimiram os problemas e fizeram mais uma bela noite de carnaval no Filhos da Lua.

Por derradeiro, sempre que nos dizem: “isto aqui não tem segredo”, é importante manter-se alerta, pois é sinal de que “algum segredo tem”.

Luiz Henrique Chagas da Silva Henrique é editor do Blog Tu Já Sabia e radialista nas horas vagas. Nascido em Herval, mas pinheirense por opção, assina a coluna Buscando Rumos.

2 comentários:

Anônimo disse...

aham carta na manga!!!pois é será q a carta na manga naum foi coadjuvante da festa q foi buscar outra mesa de som para salvar o baile???ah e sabe o q ele ganhou???"nem um muito obrigado"!!!e alias pelo que sei toda akela estrutura e iluminação não é do Recanto e sim da FIVE.CON sonorizações e eu fiquei até o final de todos os bailes e nenhum deles alguem fez referencia a isso!!!
a banda em si muito boa sim sem duvida, mas o aparato em volta tbm excelente e não foram buscar fora naum é da terra!!!aposto que se fosse de fora teriam se rasgado em elogios!!!

Chagas disse...

Quanto ao comentário acima, cabe ressaltar que me foi informado que a iluminação seria parte integrante do grupo, porém se não o era, em nada tira sua beleza e qualidade, aliás o Márcio tudo que faz, o faz bem feito e quanto a participação de coadjuntes, claro que não tomei conhecimento desse epsódio, mas concordo que se não foi mencionado, falhou quem foi auxiliado, mas não diminiu o ato de quem auxiliou. Vi o Rui da RD Eletrônica auxiliando e competencia não lhe faltaria para resolver o problema.