5 de fev. de 2010

Coluna de Quinta: Coisas que irritam na Feovelha

Excepcionalmente nesta sexta

Por Vinicius Peraça
Colunista do Blog

Tudo bem, a Feovelha foi um sucesso de público, as vendas foram excelentes, houve uma boa valorização dos animais e da lã e coisa e tal. Até mesmo os tradicionais temporais que costumam aparecer em toda edição da feira resolveram dar uma trégua este ano e só choveu na quinta-feira.

Mas como todo colunista é um chato que adora encontrar defeito nas coisas, uma ótima pedida é listar as quatro coisas mais irritantes da Feovelha. Aqueles pequenos detalhes (ou nem tão pequenos assim) que se repetem ano após ano e são reclamações constantes de muita gente. Vamos a eles:

1) Onde está a ovelha? Inacreditavelmente, o visitante que pretende levar para casa a carne de ovelha de Pinheiro Machado para fazer um churrasco sempre fica chupando dedo. Não há um único estande que venda o produto mais famoso da cidade.

2) Quedas de luz. Todo ano o parque fica às escuras por um bom tempo na primeira noite de Comparsa. Comerciantes perdem dinheiro, a Comparsa atrasa e o público fica irritado. Será que é tão difícil resolver esse problema?

3) Cerveja. É duro ter que optar só entre Kaiser ou Bavaria. É como escolher entre destroncar um dedo ou bater com o joelho na quina da mesa de centro.

4) Vai de barro ou poeira? É mais ou menos como a opção Kaiser/Bavária. Se chove o sujeito precisa ir de botas Sete Léguas, se o tempo é seco é preciso fechar a boca pra não comer terra. Já passou da hora de investir em algum tipo de pavimentação dentro do parque.


É claro que vai haver quem discorde dessa lista. Mas o mais importante é a discussão. Mesmo a Feovelha sendo um ótimo cartão de visitas da cidade, sempre é bom melhorar em alguns pontos que saltam aos olhos do visitante comum, aquele que não é ovinocultor. Quem não vai até o parque atrás de bons negócios procura basicamente entretenimento. E são alguns detalhes como estes que podem deixar uma boa ou má impressão em quem visita a feira e a cidade.

Aliás, o campo de comentários está aí. Quem quiser deixar sua sugestão e falar daquilo que irrita na Feovelha, essa é a hora.

O jornalista pinheirense Vinicius Peraça escreve a seção Coluna de Quinta, onde fala sobre assuntos de Pinheiro Machado. Mas também pode produzir outros textos. Sempre, é claro, às quintas-feiras.

14 comentários:

Anônimo disse...

Concordo em gênero, número e grau em tds os pontos.Eu levei Skol num isopor de casa, pois Kaiser ninguém merece.Esqueceste que tb choveu e muito na sexta feira, a ponto de alagar tudo.Deu curto circuito nos fios e a 1ª apresentação da comparsa que estava programada para as 21 hs, saiu a meia noite.O barro e buracos dentro do lonão da comparsa por conta da chuva tb estava de quebrar uma canela. Isso que eu lembro.

brunobarao disse...

Bavaria e kaiser não dá mais! HUEAHUAEUHAE

Anônimo disse...

Anônimo disse...Concordo tambem contigo, é uma vergonha.Cobram entrada os quatro dias da feovelha e cadê o dinheiro o quê o sindicato faz que não manda pavimentar o parque? Vamos tomar providencias sr.presidente do sindicato.

Unknown disse...

Oi Vinicius. Concordo contigo em vários aspectos. Não posso deixar de registrar o amor à Feovelha da parte dos criadores desses animais. Não foi apenas pela questão financeira que dois senhores muito estimados se fizeram presentes em suas cadeiras de rodas, um sem poder mexer partes do corpo, outro com oxigênio permanentemente... foi a presença deles que fizeram valer todo e qualquer sacrifício, inclusive aguentar a Kaiser. Pra mim é o 'amor "à ovelha o espírito dessa festa. Um abraçooo!!!

Anônimo disse...

Desculpa .. mas tinha estande sim ... vendendo a famosa carne de ovelha.. me parece que o nome era Herval premiun.

Anônimo disse...

Valeu Vinicios, ótimas considerações; tenho horror a poeira e barro na Feovelha, acabo não indo quase lá, porque não sou produtora, no meu caso é só para passear mesmo. Tomara que para o próximo ano saia o famoso asfalto que está prometido e que o Sindicato invista em maior infraestrutura.

Unknown disse...

Verdade, para acrescentar, na rampa que tem em frente ao pavilhão aonde estavam os ovinos, tinha um buraco, inclusive uma amiga minha caiu, foi engraçado, mas ela poderia ter se machucado, certas melhorias tem que ser feitas, mesmo! hehehe

amarildo borges disse...

é isso Vinicius,barro ou poeira,bavária ou kaiser é pra denegrir a imagem desta magnifica festa do nosso municipio..abraço

Anônimo disse...

O fato de não ter a carne de ovelha pra vender na festa é a principal coisa mesmo, mas o que vejo todos os anos é que as atrações não mudam, até diminuem, acho que deveriam rever a atrações e dar uma renovada, pois em 30 minutos se via tudo e nada.

Anônimo disse...

A única coisa que eu posso dizer.. é uma grande trizteza de uma pessoa que tem um meio de comunicação na mão e que pode expressar sua opinião ter um pensamento tão pequeno.. és uma pessoa digna de pena..
A Feovelha é um grande evento.. as pessoas que vem de fora não se cansam de elogiar.. mas quem é um "pinheirense nato", só consegue achar os defeitos.. deves rever os teus conceitos pra escrever as colunas que as pessoas tem acesso de ler..

Anônimo disse...

Sou obrigado a discordar do anônimo acima.
Qualquer evento, tanto em Pinheiro Machado ou em São Paulo, precisa melhorar, pois nenhum evento é perfeito.
E é expondo seus problemas, afim de debatê-los, que se pode chegar ao crescimento.
Não adianta fechar os olhos e dizer que tudo é uma maravilha.
O evento é ótimo, com certeza. Mas esse tipo de crítica é construtiva e serve, na minha opinião, para colaborar com o crescimento da feira.

Gislene Farion disse...

Também discordo do anônimo que fez as críticas! Toda e qualquer opinião deve ser levada em conta, mesmo que não se concorde com ela e não é digno de pena quem tem a oportunidade de expor aqui o que a maioria da população pinheirense, acredito eu, assina embaixo! A Feovelha é sim, um grande evento, mas como qualquer outro precisa de melhorias e se quem tem oportunidade de mostrar o que está errado não o fizer, quem vai fazer? ;)
Muito bom o texto, parabéns pela maneira clara e objetiva com que tratou os problemas que estamos acostumados a presenciar no evento!

Vinicius Peraça disse...

Ao anônimo das 10h54:

1) Fiz elogios também. Basta prestares atenção no texto e verás que há pontos positivos na feira que destaquei. Leitura sempre ajuda a melhorar a interpretação de textos...

2) Porque comentar anonimamente? Se criticar eventuais problemas de um evento abertamente é algo pequeno, o que dizer de criticar uma opinião sem se identificar?

Mas respeito a tua opinião, não és obrigado a concordar comigo.

taisgasque disse...

Acredito que há muitos defeitos a serem corrigidos, porém o primeiro item talvez tenha sido mal colocado, pois é uma feira de exposição e venda de ovinos, não uma feira gastronômica, embora mesmo assim encontre-se carne de ovelha para o consumo, ao menos no local. Ótima coluna.