18 de mar. de 2010

Coluna de Quinta: O diabo do Twitter

Por Vinícius Peraça

Não, não me refiro ao perfil do Capeta no Twitter. Se bem que até existe (@Diabo, @EuSatanas e outros tantos), assim como o de Deus (@OCriador) e o de Jesus (@Jesus_OFilho). Falo da desgraça que foi a invenção desta rede de mensagens limitadas a 140 míseras letras. Um inferno!

Já tentei virar um usuário como milhões de pessoas fazem e estão fazendo. Aliás, tentei por três vezes. Criei o perfil, apaguei. Recriei, deletei de novo. E, por fim, refiz outra vez meses atrás. Ainda não apaguei por pura preguiça e por acreditar que talvez um dia aprenda a lidar com essa coisa irritante de passar o dia contando aos seguidores (ou “followers”, para os mais nerds) coisas inúteis.

Sim, porque a imensa maioria dos twitteiros passa e repassa mensagens sem o menor cabimento. Coisas do tipo “estou arrumando o quarto” ou “fora Maroca!” são o mínimo.

E é incrível também como essa rede social fisgou tanta gente, conhecidos e desconhecidos. Gente que, aparentemente, tem muito mais a fazer da vida do que passar o dia twittando. O William Bonner (@realwbonner), por exemplo. O cara é o âncora do Jornal Nacional, o mais importante noticiário do país, e fica escrevendo mensagens entre uma matéria e outra que vai ao ar. Pedindo sugestão de qual gravata usar, contando que levou o carro à oficina e o escambau. Ah, peraí um pouquinho, tchê!

Por mais tempo que se passe em frente ao computador a trabalho ou lazer, não consigo entender isso. Até acho que o Twitter pode ser legal em alguns casos. Informações úteis podem ser transmitidas por ali. Um jornalista pode passar notícias rapidamente, em primeira mão. Um político prestar contas do seu trabalho. Um sujeito comum denunciar algo errado no seu bairro, sua cidade. Ou mesmo falar besteiras, piadas, porque não?!

O que não entra na minha cabeça é o pessoal passar o dia inteiro twittando. O cara está no meio de um compromisso de trabalho, tira o celular do bolso e, pimba!, posta uma mensagem contando alguma besteira. Acreditem, existe gente assim. Muita. Muita gente!

Por isso meu perfil no Twitter chega a ficar parado por semanas. Até que eu consiga entender qual o moral desse negócio e o porquê dos viciados nisso passarem o dia inteiro prestando contas de suas vidas, prefiro ficar de longe, só olhando e tentando compreender.

Podem me chamar de burro, ultrapassado ou desconectado do que acontece. E me prendam se um dia, entre uma cerveja e outra no Cruz de Malta ou na praça, eu tirar o celular do bolso para twittar!


Clique aqui para ler outros artigos deste colaborador
Clique aqui para ver o perfil dos colaboradores do blog

10 comentários:

Júlio Peraça disse...

Isso se chama falta do que fazer! Hehe.
Ano passado, quando trabalhava no Brasil, eu ainda dava umas twittadas referentes ao time, campeonatos, trabalhos e afins. Esse ano, como estou parado em casa, fico postando merda assim como todo mundo. Sem contar que tudo é moda. Antes todo mundo falava do orkut, que servia só pra fuxicar as pessoas e um monte de coisas, mas hoje vimos que todo mundo tem orkut. Moda é moda.

Marilete disse...

Legal Vinicius, puxa tiraste um peso da minha consciência, pensei que só eu não conseguia gostar do twitter!!!e veja bem, que estou sempre buscando novidades na internet.Não consigo me envolver, é muito sem graça, talvez uma dia eu consiga me tornar uma twiteira.

Tiago Fagundes disse...

Assino embaixo, Vinicius...
E fica tranquila, professora... somos do mesmo time. hehe

Júlio Peraça disse...

E ainda é importante...
Há alguns dias, vi o Potter, radialista da Atlântida, noticiar via twitter que seu carro tinha sido roubado, e prontamente um capitão da policia de Porto Alegre se comunicou com ele pelo site e a busca pelo veículo foi facilitada. Twitter é uma ferramente que pode ser utilizada de qualquer maneira. Às vezes inútil, outrora não.

denise disse...

eu sou tuitólatra! ;)

Uiliam disse...

Pior que teu texto reflete bem o meu pensamento sobre o twitter também. É bem isso... :)

brunobarao disse...

Assino embaixo do que o Vinícius falou, sou do mesmo time do Tiago e da Marilete, e se eu twittei 15 vezes naquilo foi muito, não vejo a mínima graça ficar contando o meu dia! Mas gosto é gosto... Se ainda fosse pra alguma coisa útil que tu usasse, mas é só pra falar bobagem, cansa. ¬¬

Alynevt disse...

Concordo plenamente com tudo que foi dito, também não consegui achar utilidade no twitter ;D

Unknown disse...

Bah, concordo com tudo que foi dito..parabéns pela coluna e pelo assunto focado..tb não vejo utilidade no tal twitter e nem perdi tempo fazendo perfil ou sei lá como se chama..pura bobagem..como muitas que colocam na net, aliás...parabéns!!

Nath disse...

Resumindo: Isso é coisa de quem não tem o que fazer, me admiro dos desocupados que seguem a "modinha"! Isso é totalmente inutil.. Ah, e tem os que ainda perdem tempo olhando, seguindo a vida dos twiteiros... Sou totalmente contra, concordo contigo Vinícius!