19 de mar. de 2010

Equipe do Casa Vida visita Pinheiro Machado

Foto: Divulgação

Inaugurou no mês de Outubro de 2009, como já foi mostrado aqui no blog, a Casa Vida, localizada no município de Pelotas, que oferecerá apoio a pacientes oncológicos de baixa renda de Municípios da Zona Sul que necessitam fazer quimioterapia e radioterapia em Pelotas.

Pioneiro na metade Sul do Estado, o objetivo da Casa Vida é beneficiar pacientes com câncer sem restrição de idade, sexo ou tipo de câncer, mas priorizando pacientes de baixa renda, mantendo assim seus tratamentos de medicação (prescritas pelo médico), suplementos alimentares, cesta básicas, leite e demais produtos relacionados a doença, oferecendo abrigo, três refeições diárias, um lugar para tomar banho e uma equipe multidisciplinar composta por assistente social, psicólogo e advogado, que dão total suporte nos demais serviços, isto tudo para que seus tratamentos ocorram da melhor maneira possível, salientando que tudo é gratuito para o paciente e seu acompanhante.

Dez camas - cada uma com cama auxiliar para acompanhante -, cozinha, banheiros, sala de assistência social e área de serviço. Este é o espaço oferecido pela casa alugada pela Ong. Até agora, a Casa Vida tem cadastrados 25 pacientes dos municípios de Bagé, Canguçu, Pedro Osório, São Lourenço, Santa Vitória do Palmar, Arroio Grande, Piratini, Pelotas e Jaguarão. Todos eles podem utilizar o abrigo sempre que necessitar passar por tratamento em Pelotas.

"O nosso único pré-requisito é ter baixa renda, realmente necessitar", afirma a assistente social Palmira Jaques, idealizadora do projeto. Segundo o coordenador, José Bitencourt, a ideia é expandir. "Queremos daqui um tempo aumentar o número de leitos e agregar terapias ocupacionais à Casa", diz.

Uma equipe do projeto composta pelo Coordenador José Bitencourt e a Assistente Social Palmira Liane Jaques estiveram em Pinheiro Machado, onde foram recebidos pelo Secretário de Saúde Paulo Fernando Martins e sua equipe, para divulgar a inauguração da Casa Vida e informar a comunidade sobre este novo serviço a disposição dos pacientes com câncer.

A Casa Vida é a única Instituição de abrigo ao paciente com câncer da cidade de Pelotas e se mantém através de doações e parcerias com a comunidade, sendo assim conta com a ajuda de todos.

Informações pelo fone 3028-1990, pelo email e MSN: casavidapelotas@gmail.com

A Ong fica localizada na Rua Andrade Neves, nº 1156.

Nenhum comentário: