10 de mar. de 2010

Projeto para instalação de parques eólicos continua em andamento

Foto: Divulgação

O projeto para a instalação de dois parques eólicos em Pinheiro Machado continua em andamento. Os parques Cacimbinhas e Serra do Veleda estão sendo projetados pela empresa Energias Complementares do Brasil e devem contar com a instalação de cerca de 150 aerogeradores, o dobro do Parque de Osório (foto), no litoral gaúcho.

Na manhã desta terça-feira, representantes da ECBrasil reuniram-se com o prefeito, vice-prefeito de Pinheiro Machado, secretários e produtores rurais da área onde serão os parques. De acordo com o presidente da ECBrasil, Ricardo Pigatto, as características regionais e do vento, no município, fazem com que os parques sejam viáveis.

O empreendimento está sendo orçado em torno de R$ 1 bilhão para implantação. No momento, estão acontecendo as medições de vento, que devem durar dois anos. Pigatto acredita que o Parque deve ser levado ao leilão de reservas em 2012.

Há dois anos a empresa procurou arrendar as terras para o desenvolvimento do projeto. Mas ainda há necessidade de que mais áreas sejam arrendadas, já que o projeto é configurado para um grande parque. "Temos certeza da viabilidade do projeto. Pinheiro Machado se tornou a grande aposta da ECBrasil em termos de energia", destaca Pigatto.

2 comentários:

Anônimo disse...

Que todos os Deuses voltem seus olhares para nossa Pinheiro Machado e efetivamente faça esse projeto se tornar realidade, implicará em aumento de cerca de 40% da arrecadação do municipio.

Anônimo disse...

exelente projeto, que trará desenvolvimento para nossa p.m.