29 de abr. de 2010

Buscando Rumos: 132 anos de emancipação


Por Luiz Henrique Chagas da Silva

Semana decisiva para o Piquete de Tradições Gaúchas Xirú, na medida em que foram necessárias várias reuniões e definições buscando viabilizar a realização de mais uma campereada, evento este inserido no calendário de eventos do município e que, portanto, não deveria ser alvo de quaisquer contestações, além de representar um marco à nossa cultura e até mesmo um fato turístico do município.

Não bastasse isto, esta novela se arrasta por vários anos. Quando se avizinha a realização do evento, surgem diversas versões e afirmações, mas de tudo que me foi comentado, parece que mais uma vez prevaleceu o bom senso, em especial, o amplo entendimento e visão diferenciada do Ministério Público e que culminou com a realização de tão importante evento.

Teremos a Campereada do Xirú, teremos um grande evento tradicionalista, teremos a preservação de um importante evento, para um não menos importante Piquete. Fala-se agora de um entrave para realização do Baile do Peão, que programou-se para a sede social do CCTG Lila Alves, sendo que o Executivo Municipal almeja a realização com entrada absolutamente franca, no que parece não haver contrariedade por parte do CCTG.

Porém, seguindo regras do Movimento Tradicionalista Gaúcho, estaria o Lila Alves com problemas para permitir que gaúchos não pilchados participassem efetivamente do evento. Aí, surge uma questão, é um evento oficial do CCTG ou do município? Pode o MTG intervir na cedência das dependências da entidade à municipalidade? Então, como resolver tal impasse?

Embora tudo o dito anteriormente, o que se espera é que tenham chegado a um acordo, a um denominador comum, que os eventos programados para a sede do CCTG LILA ALVES efetivamente ocorram, principalmente, dentro de um clima de absoluta normalidade.

Trocando o rumo, resta agradecer a todos os que participaram de mais uma Sessão Magna Comemorativa na Loja Maçônica e que, com suas presenças, deram brilho e muito honraram aquela casa. Com a presença de diversas autoridades, como Prefeito Municipal, Vice-Prefeito, Vereadores, enfim, a municipalidade representada no evento que de longa data não contava com um público tão expressivo.

Para refletir: "Amai-vos um ao outro, mas não façais do amor um grilhão: que haja antes um mar ondulante entre as praias de vossas almas. Encheis a taça um do outro, mas não bebais na mesma taça. Dai de vosso pão um ao outro, mas não comais do mesmo pedaço.
Cantai e dançai juntos, e seje alegres, mas deixai cada um de vós estar sozinho, Assim como as cordas da lira são separadas e, no entanto, vibram na mesma harmonia." Khalil Gibran

Clique aqui para ler outros artigos deste colaborador
Clique aqui para ver o perfil dos colaboradores do blog

Nenhum comentário: