29 de abr. de 2010

Coluna de Quinta: Eu posso, eles não


Por Vinícius Peraça

Se eu disser que fiquei espantado com a quantidade de comentários no texto “Empossados novos membros do governo pinheirense”, publicado na quarta-feira passada, dia 21, estarei mentindo. Afinal de contas, de uns tempos para cá tudo que diz respeito à política ou administração municipal vira polêmica e gera reações fortes de todos os lados.

Mas, por outro lado, foi espantoso o conteúdo da maioria destes comentários. De modo geral, a impressão é que os comentaristas do blog não concordam com a inclusão de “estrangeiros” na administração da cidade. Se usarmos os comentários dos leitores do Eigatimaula! como uma amostra do pensamento local, veremos que o pinheirense não quer gente de fora trabalhando na cidade. Usam o argumento de que há gente qualificada na terrinha e que estes “forasteiros” estariam levando embora o dinheiro de Cacimbinhas. Interessante. É um ponto de vista.

Suponhamos que você tenha ótima formação, um currículo elogiável e seja indicado para uma vaga numa empresa em Caxias do Sul. Na hora da entrevista, tudo perfeito. Você é o melhor candidato ao emprego, segundo o entrevistador. Porém, quando toca o celular e você acha que é a confirmação da contratação, ocorre o inesperado. Nada feito. “Infelizmente o senhor é natural de Pinheiro Machado e não o queremos na nossa empresa”, diz o sujeito do outro lado da linha. Ou seja, o dono do emprego é outro candidato que não tem metade da sua qualificação, só que é caxiense. Isso seria justo?!

Esta pergunta deve ser feita porque se a resposta dos mesmos comentaristas do texto em questão for “não”, fica a impressão de que está valendo uma lógica curiosa. Algo do tipo “eu posso buscar oportunidades fora, mas gente de fora trabalhando aqui não é justo”.

Portanto, está havendo uma inversão de valores. A questão principal a ser discutida não é o local de nascimento do empregado de uma empresa ou funcionário público. O que vale é a competência para exercer a função, certo? A menos que o “forasteiro” se mostre incompetente e prove que é uma tartaruga no topo da árvore – não está lá por méritos, mas porque alguém o colocou – as críticas parecem exageradas.

Clique aqui para ler outros artigos deste colaborador
Clique aqui para ver o perfil dos colaboradores do blog

9 comentários:

Anônimo disse...

A questão não é não aceitarmos "forasteiros", mas a preferência politica por pessoas de Bagé, para exercerem funções de confiança do Prefeito.

Anônimo disse...

Cargos de confiança dificilmente são oferecidos por competência. O nome já diz tudo, é pela confiança.

Ou vai dizer que algum desses vindos de bagé apresentou currículo e competiu com outros para assumir?

É por isso que as oportunidades de conduzir a cidade, principalmente em cargos tão importantes, devia ser oferecida para pessoas que conhecem e vivem a realidade da cidade, e não pessoas que vindas de bagé ou seja de onde for, que tratam os pinheirenses com prepotência, como ja temos exemplo aqui e nem sequer moram aqui.

marcelo souto disse...

Perfeita a tua colocação Vinicius. Nada a contestar, só a concordar. Gostei da história da tartaruga, essa tu aprendeu com o Toninho.

Anônimo disse...

Meu caro Vinicius: li td que escreveste com atenção e gostaria de salientar um ponto:em Caxias do Sul tu seria contratado por uma empresa PRIVADA, através de currículo,experiência na profissão, etc.E não basta só isso, tens que mostrar mt competencia, senão outro pega o teu lugar.Funciona assim.Aqui temos empresa PÚBLICA e um prefeito eleito pelo povo(aqueles coiós que andam de bandeirinha, sabe?) Temos um prefeito que não fala com ninguém, não atende ninguém e a incompetencia é geral das pessoas que ele trouxe, fora as grosserias de alguns bageenses.Não estou falando desse novo forasteiro pq nem o conheço e segundo uma pessoa de bagé "é o menos pior comparado a outros".Espero até mesmo que ele faça um bom trabalho, PELO NOSSO PRÓPRIO BEM.Era isso. E saiba que não estou te criticando pelos teus pensamentos, mas apenas tentando te alertar de alguns fatos.Quero ver um município melhor sim, amo isto aqui,mas o que estão fazendo está terminando com o mesmo.São dívidas e mais dívidas, gente descompromissada com o setor público, marketing em horário nobre de situações que SÃO OBRIGAÇÃO da Prefeitura.E só promessa de MILHÕES, MILHÕES, MILHÕES e mais MILHÕES.Vai ser tanto milhão que não vai caber em Pinheiro, vão ter que fazer um depósito só pra guardar ou mandar pra Bagé, quem sabe?.Alguém acredita em papai noel aí??

Anônimo disse...

QUALQUER DIA AS ESCOLAS DO INTERIOR TERAM Q FECHAR POR FALTA DE ONIBUS, JÁ QUE É PRECISO UM CARRO TODOS OS DIAS PARA PEGAR A SECRETARIA NO RODOVIARIA, DAQUI UMS DIAS TERA QUE SER UM ONIBÚS A DISPOSIÇÃO DOS "FORASTEIROS"

Uiliam disse...

Sendo leigo no assunto, gostaria de saber se este pessoal de Bagé mora em Pinheiro, ou vem todos os dias de onibus? caso venha, quem banca as passagens?

Unknown disse...

Aqui em Candiota temos muitas pessoas que trabalham na prefeitura daqui e moram em Bagé, só não sei exatamente informar se eles possuem cargos de confiança como os que foram dados aos que estão em Pinheiro, aquela coisa, como disseram nos comentários e como o Vinícius disse, criticar sem o pessoal nem ter começado a trabalhar é bem complicado né! Quando vê eles farão um bom trabalho... procuro não me envolver em política, muito menos as de Pinheiro Machado, minha opinião é totalmente pessoal, não me levem a mal haieuhea Acreditem neles e cobrem ações, isso deve ajudar (espero eu) ;*

Anônimo disse...

Só que deveria haver mais respeito. Se Por exemplo, algum secretário ( de fora) apresentar uma educaçao inadequada aos pinheirenses , deveria ser substituída por outra, pois pessoas sem educaçao nós estamos cansados. É só trocar. Tenho certeza que existem pessoas gentis, humildes e que sabem muito mais conduzir a administração (secretaria) de Pinheiro do que a referida neste comentário.

Anônimo disse...

Concordo com o anônimo aí acima!!!
Deveriam saber lidar com o povo, ser mais gentis. Eta povinho danado esse que o senhor prefeito trouxe de Bagé para trabalhar com ele e inclusive ele.
Triste pensar que ainda temos dois anos e oito meses pra aguentar essa administração!