14 de abr. de 2010

Pensando Positivo: Eu faço a minha parte e você?

Por Niaia Sarubbi Resing

As coisas estão acontecendo e parece que as pessoas ainda não estão se dando conta do porque.
Tantas catástrofes naturais e, mesmo assim, a culpa é sempre dos governantes. Óbvio que temos outras catástrofes como a política mal usada, pessoas corruptas, despreparadas para ocupar o cargo que assumiu com o voto daqueles que confiaram nas suas propostas, que quando chegam ao poder, tudo muda.

Mas, as pessoas precisam se dar conta de que o lixo não é enfeite de rua pública, nem de rios. Que construir casas em locais inadequados e até mesmo proibidos não é culpa dos governantes. Infelizmente, é o que está acontecendo com as vítimas do Rio de Janeiro. Nada mais nos resta além de orar por todos e pedir a Deus que as pessoas caiam em si e tornem-se mais educados e acreditem que realmente a natureza não aguenta mais tanto descaso.

Nós podemos fazer a nossa parte. Vamos começar por nossa cidade.
Se cada um de nós colocar o lixo em lugares que os cachorros não alcancem, se colocarmos o lixo em horários compatíveis com o horário de coleta, já estamos fazendo a nossa parte. Se ao comermos uma bala não jogarmos o papel no chão, se ao dirigirmos não jogarmos pela janela o lixo produzido, já estamos fazendo a nossa parte.

Enfim, tem tantas coisas pequenas que podemos fazer para darmos, além de exemplo, contribuição para que a natureza não se revolte contra nós mesmos, que a provocamos.
Podemos ver a educação de uma comunidade pelo lixo atirado em suas ruas. No nosso caso, é lamentável. Observamos o lixo nos finais de semana produzido na volta da praça e podemos constatar que a educação e a conscientização do nosso povo está longe da ideal. Ainda se não houvessem lixeiras na volta da praça, ou até mesmo em cada "bicão" onde são vendidos os lanches, poderiamos até aceitar, o que não é o caso.

Conscientização e educação é o que falta para a humanidade!
Não se importe de ser o (a) único (a) a fazer o que é certo. Isso não é feio, nem motivo de chacota dos menos inteligentes. Isso é sim, uma maneira de dizer: eu faço a minha parte e não me importo se os outros acham bobagem ou não. Pra mim, minha opinião é a que vale.
Vamos ajudar o nosso município a ser exemplo, basta querermos e nos reeducarmos.

Clique aqui para ler outros artigos deste colaborador
Clique aqui para ver o perfil dos colaboradores do blog

2 comentários:

Ivana Dias disse...

Muito bem Niaia! Quando o pouco é feito com boa vontade, se torna muito.Infelizmente no nosso município existem pessoas que penduram o lixo nas árvores que enfeitam nossos canteiros...realmente o que falta é isso mesmo, educação e cosncientização!

Unknown disse...

Concordo plenamente com a coluna! Certas pessoas acham engraçado fazer piada com uma pessoa que põe o lixo no lixo, que se abaixa no chão para pegar um papel e colocá-lo no lixo, acho isso digno, e é coisa que certamente eu faço, não me verão largando algo no chão, garanto e me sinto bem por isso! Assino embaixo do post!