26 de mai. de 2010

Município recebe salas para a inclusão de alunos com necessidades especiais

Pinheiro Machado recebeu, no final do mês de abril, três salas de recursos para inclusão de alunos com necessidades especiais. De acordo com a Secretária Municipal de Educação e Cultura, Bernadete Moura Paz, o município tinha alunos especiais, mas estes não estavam incluídos no levantamento realizado em 2008. A lacuna teria sido detectada logo no início da atual administração municipal.

Desta forma, o município realizou levantamento, avaliou e pontuou as necessidades das escolas. Ainda em 2009, o município realizou o cadastro de alunos com as necessidades especiais. Isto viabilizou ao município ser contemplado com três salas de recursos. Ainda segundo a secretária, as escolas que receberam as salas devem realizar atendimento mais individualizado para estes alunos. “Esta é a forma de garantir que todos aprendam dentro de suas diferenças. A rede municipal de Pinheiro Machado sabe os limites e necessidades e se propõe a aprender junto”, destaca.

As escolas que receberam as salas de recursos neste primeiro momento foram Avelino de Assis Brasil, Passo do Machado e Manoel Lucas Prisco. As salas contam com 29 itens, como computadores, jogos em linguagem de sinais, softwares para comunicação alternativa e mouse com entrada para acionador. A Escola Manoel Lucas Prisco recebeu também a sala tipo dois, que contém os materiais específicos para alunos com deficiência visual, como impressora e máquina braille, calculadora sonora e software para produção de desenhos gráficos e táteis.

Um comentário:

Anônimo disse...

E tem professores qualificados para usarem esses equipamentos.?