2 de jun. de 2010

Buscando Rumos: Inédito


Por Luiz Henrique Chagas da Silva

Posso até estar muito mal informado, mas acredito que em momento algum de sua história, o Centro Cacimbinhense de Tradições Gaúchas “Lila Alves” e, por consequência Pinheiro Machado, galgou um lugar de tanto destaque no tradicionalismo estadual. Parece-me que o mais alto posto que havia galgado fora um sexto lugar.

Amanda Gonçalves dos Santos se não o foi, deveria ter sido recebida com grande festa em Pinheiro Machado, pois em concurso estadual, realizado na cidade de Santa Maria, obteve o titulo de 2ª Prenda Mirim do Estado, o que não é pouco, ao contrário, foi um grande sucesso. Claro que se deve muito ao empenho e dedicação absoluta dos pais, porém, de nada valem os pais empenharem-se ao máximo se não houver interesse por parte daquela que realmente irá se submeter ao júri e não só interesse, como inteligência e capacidade.

Leve-se ainda em consideração que o concurso de prendas, até mesmo dentro das entidades tradicionalistas (CTGs), para a Região Tradicionalista e principalmente no Estado, são extremamente difíceis, pois requerem não só conhecimento da nossa história, nossa cultura, da nossa arte, como também alta desenvoltura. Enfim, uma grande preparação e nesse aspecto, deve ser considerado uma grande vitória quando uma menina obtém um título como o que ora se apresenta.

Parabéns a AMANDA, parabéns aos pais e porque não, parabéns ao CCTG Lila Alves e a Pinheiro Machado. Estamos todos envaidecidos com este título. E nossa cidade, no aspecto tradicionalismo, não para por aí. Estava previsto para os dias 10, 11 e 12 próximos, que um grupo de danças da nossa cidade, GRUPO DE PROJEÇÕES FOLCLORICAS ALMA PAMPEANA, participasse do Festchê, em Brasília, realizando uma verdadeira mostra da nossa cultura, da essência do nosso Rio Grande, o que não seria pouca responsabilidade.

No entanto, por percalços que não podem ser contornados, como dificuldade de transporte e hospedagem para um grupo grande, tornou-se inviável, permanecendo a possibilidade de que venha a ocorrer em outra oportunidade. É uma grande frustração para a meninada que compõe o grupo? Claro que é, mas não é motivo para desanimarem, baixarem a cabeça, perderem o estímulo, afinal, o grupo foi lembrado e isso já é uma grande vitória. Fatalmente, outros convites virão e outras viagens e apresentações acontecerão, portanto: leveza no sarandeio e firmeza no sapateio. Parabéns!

Somente para refletir:

Somente o conhecimento não é suficiente. Somente quando o conhecimento alia-se a sabedoria é que uma pessoa pode atingir a vitória na vida. Sem sabedoria, não se pode distinguir as pessoas boas ou más. Daisaku Ikeda.

Clique aqui para ler outros artigos deste colaborador
Clique aqui para ver o perfil dos colaboradores do blog

Um comentário:

Jovânia disse...

Concordo integralmente com tudo.Realmente um orgulho para nós os dois fatos.