16 de jun. de 2010

Município prepara inauguração da nova Biblioteca Pública

Foto: Rosângela Garcia/PM Pinheiro Machado
Mais livros. Espaço amplo e telecentro com acesso à internet. Esta é a nova Biblioteca Municipal, batizada de Nico Duarte, em Pinheiro Machado. Em ritmo acelerado, a equipe da Secretaria Municipal de Educação corre contra o tempo para colocar a Biblioteca novamente em funcionamento.

A Biblioteca teve seu acervo transferido para um novo endereço, que passou por reformas e agora está acontecendo a organização dos livros, materiais e instalação dos computadores. Ainda em 2009, o município de Pinheiro Machado, através da Secretaria Municipal de Educação e Cultura, foi contemplado com o Programa de Modernização de Bibliotecas Públicas. O Programa é realizado através do Ministério da Cultura e beneficia as bibliotecas públicas dos municípios. Desta forma, o município recebeu um acervo de mais de 1000 livros, além de estantes, mesas, cadeiras, puf’s e um telecentro com onze computadores com acesso à internet.

O local onde antes funcionava a biblioteca, anexo a Secretaria Municipal de Educação e Cultura, ficou pequeno para o novo acervo. Foi necessário um novo e mais amplo espaço. O prédio escolhido, na rua Florentino Bueno, esquina com a Barão do Rio Branco, local que abrigou um engenho anos atrás e também já foi sede do Super Econômico, começou então a ser preparado. A Feira do Livro e a Semana da Cultura aconteceram no local ainda em 2009.

De acordo com a Secretária Municipal de Educação e Cultura, Bernadete Moura Paz, o espaço está sendo adaptado para receber a biblioteca, garantindo condições de segurança. “Estamos fazendo as remodelações que o prédio necessita para fazer com que a biblioteca volte a oferecer entretenimento, cultura e informação”, disse.

Já o Prefeito Luiz Fernando Leivas afirma que o acervo e o telecentro são de grande importância para o município. “Este é o segundo telecentro que disponibilizamos para a comunidade e mostra o nosso compromisso quando buscamos a modernização da biblioteca junto ao Governo Federal”, enfatiza.

O objetivo, segundo Leivas, é atender a comunidade mais carente, oferecendo a inclusão digital e o acesso a cultura.

A inauguração do novo espaço está prevista para acontecer no início da próxima semana, quando a biblioteca será novamente entregue a comunidade.

6 comentários:

Anônimo disse...

até que enfim, senão os ratos terminariam com o que ainda está inteiro. aquilo lá é a ratolândia.

Amarildo Borges disse...

mais uma bela iniciativa do governo municipal entre outras como Universidade Aberta,construção da creche que começará em poucos dias.Parabns a todos os Pinheirenses..

Anônimo disse...

parabéns para o executivo e a equipe da secretaria da educaçâo pelos avanços que estão realizando na educação pinheirence.

Anônimo disse...

e as goteiras????
Será que não irão liquidar com o acervo que levou anos para ser adquirido???
E o telecentro vai ser instalado embaixo de um telhado que tem mil goteiras, que baita avanço!!!!
vereadores fiquem alertas.

Anônimo disse...

avanço na educação pinheirense? o pior cego é aquele que não quer ver.

Anônimo disse...

Se propaganda é avanço, então...