5 de jun. de 2010

Pitaco: O cigarro em lugares públicos

Por Tiago Fagundes

Como todos que me conhecem bem sabem, não sou fumante. Entretanto, tenho vários amigos que tem o vício presente em sua vida. Não sou contra, nem a favor. Cada um sabe bem o que faz com sua vida e sua saúde.

Mas o problema acontece quando os não-fumantes, como eu, acabam compartilhando do vício em lugares públicos, sobretudo, locais pequenos e com bastante movimento.

Em algumas cidades da região, o consumo de cigarro em locais públicos, como clubes, restaurantes, locais de festas e repartições públicas já é proibido. É o caso de Bagé, por exemplo, onde o respeito a quem não fuma virou lei. Em outras cidades, muitos locais estão tomando a iniciativa por conta própria. Em Candiota, por exemplo, a principal balada da cidade criou um ambiente externo para quem quiser fumar durante a festa. Dentro do local, não é mais permitido.

Pinheiro Machado ainda está engatinhando neste sentido. Pelo menos em alguns restaurantes, a iniciativa também já foi tomada pelos proprietários. Apesar de respeitar quem fuma, acho inaceitável alguém fumar em um local onde outras pessoas que não tem nada a ver com o vício alheio estão se alimentando. Ponto para a terrinha.

Mas por outro lado, clubes e locais de festas ainda nem cogitaram a possibilidade. Em locais menores e sem ventilação, a prática acaba afugentando aqueles que não fumam. Exemplos de pessoas que deixaram de frequentar estes locais por causa da "fumaça na cara", do estado com que suas roupas e cabelos ficam e também por afetar sua própria saúde, não faltam.

Claro, é um assunto polêmico. Quem fuma, certamente, defenderá seu lado. Defenderá, talvez, que para proibirem o cigarro nestes locais, deverá haver, pelo menos, uma área destinada aos fumantes. E talvez neste aspecto, alguns locais na cidade ainda não tenham e até mesmo jamais terão estrutura suficiente para tal.

Clique Aqui para ler outros artigos deste colaborador
Clique aqui para ver o perfil dos colaboradores do blog

7 comentários:

brunobarao disse...

Bá concordo, ontem mesmo eu saí e hoje acordei, minha jaqueta estava inutilizada, um cheiro a cigarro muito forte...
E todos sabemos a visibilidade do teu blog, pode ser que assim isso comece a mudar... Boa iniciativa.

Unknown disse...

Ótimo post! É previlégio... quem não fuma, tem que se orgulhar disso, pois é quase que um vírus essa porqueira! Graças a Deus também não tenho esse hábito, mas penso que é uma questão de respeito, cabe a quem fuma respeitar o fato de quem não fuma não ser obrigado a participar daquilo, acabamos sendo fumantes passivos. Locais aonde ainda não impera essa lei, a única chance que resta é essa, a do respeito. Contando o fato de que alguns dos fumantes "não vão sair para o frio só porque no ambiente tem pessoas que não fumam ali" hehe

Anônimo disse...

Desde 1996 existe lei federal proibindo o uso de cigarros em ambientes fechados, especialmente em repartições públicas, mas aqui na terrinha ainda tem quem não respeite o direito das pessoas que querem o seu ar puro.
Está mais que na hora de ser proibido fumar em ambiente fechados.
Nossa saúde agradece

Anônimo disse...

Tiago, tens toda a razão está mais que na hora dos comerciantes tomar essa iniciativa...
Quem quer fumar vai pra fora!
Tenham conciência que estam poluindo o ar.
Lei Federal.9.294/96
(NÃO FUME EM AMBIENTES FECHADOS).

OLÍCIO LOPES

Anônimo disse...

Obrigado aos defensores de um ar puro.Eu acho que todos tem o direito ir e vir,porem quando está prejudicando alguém ai a rosca aperta...
...LEI FEDERAL 9.294/1996.
''PROIBIDO FUMAR EM LOCAIS FECHADO''.
MAS TEM GENTE QUE NÃO SE TOCA.
ABRAÇOS.OLÍCO LOPES

Anônimo disse...

Acho que tem que ser pribido fumar em ambiente fechado.
Ninguém aguenta o cheiro de fumaça impregnado nas roupas e cabelo.
É um horror!!!
No antigo Bar do Marcelinho então é trágico.
Eu não costumo ir lá, mas minha filha vai e chega em casa defumada!!!

Tiago Pinho disse...

Ir em uma festa onde tem um local próprio para o consumo do cigarro faz muita diferença. Ao retornar pra casa, temos a oportunidade de voltar com o mesmo perfume que saímos, sem aquele cheiro fortíssimo dos cigarros. É um diferencial que empresários com visão, logo logo saberão dar a devida importância. Enquanto isso...