17 de jun. de 2010

Pitaco: Povo educado, cidade limpa!


Por Tiago Fagundes

Quando eu era pequeno, lembro de ver esta frase estampada no caminhão que recolhia o lixo domiciliar em Pinheiro Machado, lá pelos tempos dos governos Humberto e Laudelino. Infelizmente, esta não é uma realidade de nossa cidade. Não só de Pinheiro, mas como o blog fala de assuntos daqui, falamos daqui.


Nossa cidade tem muitos problemas com o lixo. A começar, pelo recolhimento. Além de não ser realizado com caminhões específicos para este fim (hoje em dia, é feito em caçambas), os profissionais também não tem equipamentos adequados de proteção. O recolhimento também peca pela periodicidade. Há dias em que simplesmente, não há coleta, sem prévio aviso. Ainda tem os que reclamam, nas vilas mais distantes do centro, de que o caminhão nem sempre passa no dia previsto. Chega a ficar semana sem coleta.

O depósito onde o lixo é estocado também fica devendo, como já mostramos aqui no blog em outras oportunidades. É praticamente um lixão a céu aberto, mesmo com tentativas de melhorias. Sinalizado como solução, o aterro regional em Bagé, que receberia o lixo da região, parece ter empacado. Nada mais se ouviu falar sobre o assunto. Se ouve falar, isso sim, é que a população da cidade teria protestado veementemente contra isso e, convenhamos, se protestaram mesmo, como aconteceu em Rio Grande, onde seria realizado algo do tipo, eles tem razão.

Mas não é só aí que pecamos. A população também tem sua parcela de culpa para essa realidade nada agradável. Nosso povo, em geral, não tem a educação suficiente para cobrar a perfeição. Exemplos disso são a utilização de arbustos, nos canteiros das avenidas, servindo como cabides para pendurar sacolas e sacos de lixo, como foi mostrado recentemente no jornal A 1ª Folha.

Outro exemplo são estabelecimentos comerciais que simplesmente jogam seu lixo nas calçadas (as vezes, em grande volume) e deixam este a mercê dos animais, que acabam espalhando a sujeira por todo lado.

Também jogamos todo o tipo de lixo pelo ruas. Não sou "santo" neste aspecto, também faço das minhas. Mas tem gente que exagera e acaba colaborando para piorar a situação.

Enfim, temos muito o que melhorar, todos nós. Talvez um dia, espero que em um futuro não muito distante, eu possa ver a cidade tendo uma coleta eficiente e adequada, quem sabe seletiva, com destino apropriado. Quem sabe até seguir o exemplo da vizinha Pedras Altas, onde foram colocadas lixeiras por toda a cidade.

Talvez ainda, nós, moradores, também um dia possamos colaborar e melhorar nossos costumes.

Aí sim, poderemos dizer: "Pinheiro Machado, povo educado, cidade limpa!"

Clique Aqui para ler outros artigos deste colaborador
Clique aqui para ver o perfil dos colaboradores do blog

7 comentários:

Nadiane C.S.Momo Spencer disse...

Tens toda razão Tiago, a frase é bem verdadeira e podemos ir além, e vermos que o lixo é um problema mundial, assim como depositar lixo no lixo é de responsabilidade de cada um. Ótimo artigo, parabéns pelo texto e também pelo melhor blog da região. Abraço!!

Tiago Fagundes disse...

Muito obrigado, Nadiane.

Unknown disse...

É complicado, é simplesmente questão de educação. Graças a Deus me sinto livre dessa culpa, pois não cometo nenhum desses delitos, o que posso ser culpada é de aonde vai parar o meu lixo, que é um ambiente natural e então pode prejudicar muitas espécies de animais.. assim como pode acabar atraindo espécies das quais nós não queremos! É só uma questão de educação! Só isso! Depois disso vem a colaboração da prefeitura, com as lixeiras, a coleta no mínimo 3 vezes na semana, enfim! Mas não custa nada, não cai nenhum pedaço de se guardar o papel chiclete, da bala, dentro da bolsa, dos bolsos, e assim que avistar uma lixeira lá colocá-los.. educação!

Niaia disse...

Perfeito Tiago.
Pode ser que tu como dono do blog tenha mais ouvido, por que já postei algo semelhante no meu espaço e fui criticada.
É claro, um anônimo, disse que eu falo sempre a mesma coisa e que não passa da segunda linha dos meus artigos.
Falei com outras palavras mas disse o que tu disse.
Acho que podemos ajudar sim, fazendo a nossa parte.
Parabéns!

Anônimo disse...

Sim, o tiago tem MAIS OUVIDO, ele tem 3 orelhas... kkkkkkkkkkkkkkkkkk

Niaia disse...

Sempre tem um comentário bobo num assunto sério!
Que coisa...

Vinicius Peraça disse...

O descaso da população e da prefeitura com o lixo é tamanho que chega ao ponto de um freezer velho ser colocado no meio de um canteiro da cidade como depósito de lixo e isso receber elogios. Se a prefeitura tivesse o mínimo de vergonha recolheria aquele absurdo e colocaria lixeiras decentes pela cidade. E se a população fosse minimamente educada, não destruiria as poucas lixeiras espalhadas pela cidade para depois reclamar que não há onde colocar o lixo...