29 de jul. de 2010

Água volta a preocupar em Pinheiro Machado

Foto: Arquivo

A 1ª Folha noticiou - Texto: Nadiane Momo

Não é por falta de empenho, ao menos é o que garante o gerente da Corsan de Pinheiro Machado, Jeferson Oliveira (Jeje) que os problemas em relação ao abastecimento da água no município não serão resolvidos. Jeje, diante da queda da taipa da barragem de abastecimento na China Inocência na última semana, e consequente falta da água, ocupou a tribuna livre do Legislativo pinheirense na terça-feira, 27, à noite, e expôs aos edis e a comunidade presente, a situação atual e também pediu somatório de esforços para que os problemas consigam ter resolução breve.

Segundo Jeje, a solução definitiva é a construção de uma nova barragem, mas, devido a Corsan ser um órgão público, o processo depende de licitação e pode ser demorado, ainda mais diante um ano eleitoral. Entretanto, a única solução paliativa imediata é a construção de uma taipa e é justamente, nesta construção, que se encontram os empecilhos.

O gerente explica que a nova taipa exige terra, pedra e uma tela protetora, sendo que os dois primeiros materiais precisam ser adquiridos de jazidas licenciadas, segundo determina a Lei e a Fepam. “Não podemos infringir as leis e para pressionarmos a Fepam vamos precisar do apoio da comunidade e dos poderes”, solicita Jeje ao explicar que a nova taipa só pode ser feita com a Licença Ambiental.

Para isso, já foi enviado um projeto que está em análise na Fepam. O gerente citou que as últimas faltas da água, especialmente no final de semana, se deram devido ao entupimento das bombas e canos na barragem, com areia e que para resolver o problema, uma equipe de mergulhadores da Corsan de Porto Alegre e uma equipe de manutenção que estava na cidade de Jaguarão, foram à barragem, também no final de semana, fazer a limpeza dos canos.

Os vereadores, aproveitaram para questionar as principais dúvidas inerentes e apontar caminhos. Alex Duarte (Leco) PT, reforçou que a Câmara e também o Executivo devem se integrar ao pleito e ir até as autoridades em nível de Estado fazer pressão. “A situação é complicada e temos que prevenir pensando, até mesmo no verão para a comunidade não ficar sem água”, alerta. Jeje aponta que com a liberação efetuada, a construção da taipa é rápida e pode ser feita em até uma semana.
Jackson Cabral (PSDB) perguntou a real situação e a possibilidade de interrupção do abastecimento. “Pode acontecer sim, temos água garantida para alguns dias, estamos trabalhando na prevenção, como é nosso papel”, responde Jeje ao ressaltar mais uma vez que a Corsan local está fazendo o que é possível.

Jaime Lucas (PMDB) entendeu a manifestação do gerente como um verdadeiro pedido de socorro. “Falta da água é saúde público e ele está certo de vir aqui, pedir nosso apoio, até porque 15 mil pinheirenses precisam de água”, alarma.
Edson Molina (PSDB) também assinala a importância da união. “Temos que agir junto para não sofrermos as consequências mais tarde”, destaca.

O vereador Adroaldo Azambuja (Dado) PDT, por sua vez, apresentou uma proposta, que foi incorporada pelos demais vereadores: o envio de ofício a gerência estadual da Corsan, pedindo também o empenho e agilidade para resolução urgente da situação.


Nenhum comentário: