21 de jul. de 2010

Prédio do antigo Hotel da Luz pode abrigar Núcleo Regional

Foto: Almanaque Pinheirense
A 1ª Folha noticiou...

O prédio histórico pinheirense que abrigou por vários anos o Hotel da Luz pode virar em breve sede de um pólo regional de ensino: um Núcleo de Geologia e Energias Renováveis da UFPel.

As tratativas para instalação do núcleo em Pinheiro Machado já vem acontecendo há algum tempo, entre o executivo municipal e a reitoria da universidade. Na última semana, o prefeito Luiz Fernando Leivas apresentou o prédio ao reitor César Borges.

"Trata-se de um prédio com localização privilegiada, no centro da cidade e que tem que ser restaurado e colocado à disposição da comunidade. Nada melhor que sua destinação possa ser o abrigo de uma das mais importantes universidades brasileiras", disse Leivas.

O local, que foi adquirido pela prefeitura há alguns anos, diferentemente do publicado, já recebeu reformas, porém, longe do que se pode avaliar com ideal.

3 comentários:

Vinicius Peraça disse...

Só uma dúvida: há alguns anos, quando a prefeitura adquiriu o prédio, se falou que este local seria um museu/memorial do município. O que houve com aquela proposta?

E quanto a esse núcleo da UFPel, o imóvel seria adquirido pela universidade ou continuaria com o município? Quem bancaria os investimentos e adaptações, caso o prédio continuasse com a prefeitura?

Niaia disse...

Excelentes questionamentos Vinicius.
Naquele prédio passei a maior parte de minha infância quando na época era muito amiga dos proprietários. Não consigo assistir aquele prédio se tirnando ruinas. Uma arquitetura belíssima, bem localizada e há anos neste estado.
Também, sabia do projeto de museu e tinha muita esperança que um dia isso se concretizasse.
Tem várias coisas que sobrou de um "projeto de museu" que existiu por pouco tempo quando a secretaria de obras era na parte de cima do Banco do Brasil, porém não se sabe nem onde essas peças foram parar. Conheço, também algumas pessoas que dizem ter coisas a doar para o museu mas só o farão no momento em que existir o mesmo.
É lamentável que projetos de cultura não vão pra frente em nosso município.

Anônimo disse...

É um total descasso um prédio localizado no centro da cidade e abandonado, enquanto isso a prefeitura aluga prédios pra instalar a biblioteca por exemplo,lógico q a mesma precisava de um espaço maior, mas convenhamos que local inadequado foi instalada. Biblioteca tem q ser num ambiente claro, iluminado, prazeroso, o contrario do que dispomos. Lamento!!!!