24 de ago. de 2010

Em Cima do Lance: A importância do alongamento

Por Julio Peraça

Notavelmente, o alongamento não é uma prática muito comum entre os desportistas não-profissionais. Muitos reclamam de dor e acham que a prática não serve para nada. Enganam-se.

O alongamento é muito benéfico antes e depois de atividades físicas. Alongar-se é bem simples e em poucos movimentos podemos ajudar nosso corpo a se adaptar a algumas situações, ajudando na prevenção de lesões e diminuição de dores musculares. Alguns destes benefícios serão citados abaixo:


Aumento da amplitude de movimento

Ao esticarmos as fibras musculares constantemente, conseguiremos fazer com que haja uma maior amplitude de movimento. Sendo assim, aumentamos a distância que nossos membros podem se mover antes que aconteçam lesões musculares ou nos tendões.


Redução da dor muscular pós-exercício

Depois de praticar alguma atividade física por um tempo longo ou com alta intensidade, as dores são inevitáveis. Esse desconforto é ocasionado por microlesões (pequenos rompimentos de fibras musculares). O alongamento, como forma de relaxamento, ajuda no alongamento da musculatura, melhorando a circulação sanguínea e remoção de resíduos.

Além dos já citados acima, o alongamento traz inúmeros outros benefícios, como redução da fadiga, melhora postural, alívio do estresse, entre outros. Portanto, é sempre interessante alongar-se antes e depois das atividades. Importante lembrar, também, que antes de praticarmos algum exercício, há a necessidade de um aquecimento prévio para que não alonguemos demais a musculatura, podendo ocasionar lesões antes mesmo do início da prática escolhida.

Então, da próxima vez, introduza a prática do alongamento antes e depois das suas atividades e veja o quão interessante ela pode ser.

Clique aqui para ler outros artigos deste colaborador
Clique aqui para ver o perfil dos colaboradores do blog

Nenhum comentário: